Pesquisa mostra impactos da pandemia nos municípios brasileiros

por Grupo Editores Blog.

 

Uma reportagem publicada no portal IstoÉ apresentou uma pesquisa detalhada feita no período de julho a setembro pelo Programa Cidades Sustentáveis e Ibope Inteligência, que mostra um panorama dos impactos da pandemia nos municípios brasileiros.

 

Segundo os números do levantamento, o quadro ocasionado pela Covid-19 trouxe prejuízos altos para as contas públicas que, de acordo com o coordenador do Programa Cidades Sustentáveis Jorge Abrahão, já enfrentava pressão em razão da grande desigualdade social e dificuldade econômica.

 

Em 73% das cidades, os programas de desenvolvimento foram muito afetados durante a pandemia. E, mesmo com as medidas adotadas de assistência à população, 82% dos entrevistados concordaram que a desigualdade social ficou ainda mais evidente neste período.

 

Nos casos de violência contra a mulher, dois quintos do universo da amostragem afirmaram que houve aumento. Quanto à área da saúde, ações como investimentos emergenciais foram realizados e 51% dos municípios conseguiram disponibilizar EPIs aos profissionais do setor.

 

Entretanto, seis em cada dez municípios encontraram dificuldades para realizar os testes rápidos e providenciar medicamentos e insumos para o tratamento das pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19.

 

Em geral, a pesquisa constatou que os municípios brasileiros possuem capacidade média para lidar com a pandemia. Os administradores foram capazes de tomar de providências e contar com auxílio do governo estadual e federal para, assim, minimizar os impactos na economia.

 

Fonte: Grupo Editores Blog.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário