O ministro da Economia, Paulo Guedes, foi condenado por fala em fevereiro deste ano, quando comparou servidores públicos a parasitas. Decisão foi tomada em primeira instância pela juíza federal da 4ª Vara, Cláudia da Costa Tourinho Scarpa.
Paulo Guedes foi condenada a pagar R$ 50 mil em indenização ao Sindicato dos Policiais Federais da Bahia (Sindipol-BA).
A fala foi proferida em palestra em fevereiro deste ano, quando Guedes comentou sobre as reformas administrativas pretendidas pelo governo.
No evento, o ministro se posicionou contra o reajuste dos salários dos servidores públicos, afirmando que eles já possuíam benefícios como a estabilidade e uma aposentadoria generosa.
“O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático”, disse o ministro Paulo Guedes no evento.
Com a fala, o Sindipol-BA entrou com ação de reparação por dano moral coletivo contra Guedes em maio. Na decisão, a juíza considerou que houve um insulto por parte do ministro.
A decisão determinou a indenização “em virtude de violação aos direitos de personalidade dos integrantes da categoria profissional representada por este ente sindical, por meio dos seus pronunciamentos”.
O valor, de acordo com o Sindipol-BA, será doado a hospitais geridos por organizações sem fins lucrativos de Salvador. No entanto, sentença ainda cabe recurso.
Paulo Guedes defende meritocracia e salários mais altos para alta administração
Já em eventos mais recentes, outras falas do ministro Paulo Guedes são alvos de polêmicas.
Atualmente, em eventos sobre a Reforma Administrativa, o ministro da Economia se mostrou à favor da meritocracia e de salários mais altos para a alta administração brasileira.
Em debates virtuais, o ministro declarou que os salários da alta administração são muito baixosem comparação com a iniciativa privada.
“Eu acho um absurdo os salários da alta administração brasileira. Eu acho que são muito baixos”, declarou o ministro. O motivo seria para “preservar pessoas de qualidade no serviço público”.
Já em outro evento, ele explicou melhor o ponto de vista. O ministro Paulo Guedes declarou que, mesmo que os salários do serviço público sejam maiores que da iniciativa privada, os funcionários do alto escalão têm uma remuneração menor em relação ao setor privado.
Paulo Guedes utilizou como exemplo o ex-secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, que saiu do governo para “ganhar múltiplos e múltiplos do salário que ganhava aqui”.
Fonte: https://www.direcaoconcursos.com.br/noticias/paulo-guedes-parasita-indenizacao/