No que se refere em transformação digital, infelizmente, nosso país segue lento e atrasado. Segundo dados de uma pesquisa publicada pelo Jornal Valor Econômico e realizada pela Exec e a Panorama Research, o Brasil está atrás de outros lugares da América Latina como Argentina, México e Colômbia.
Um exemplo que demonstra bem isso, segundo o levantamento, é a questão da digitalização das empresas brasileiras. Enquanto ela é prioridade para os países da América Latina há pelo menos seis anos, por essas bandas esta preocupação começou há apenas três.
O relatório da Exec e da Panorama Research aponta também as principais dificuldades encontradas pelas empresas brasileiras no processo de transformação digital. A principal delas vem da cultura das empresas, muito penosa para ser modificada. Outras dificuldades são a inexistência de estratégias definidas e da estruturação de um plano de negócios, que alcançam o segundo lugar no levantamento. Em terceiro está a ausência de suporte dos CEOs e acionistas e de presteza pelas empresas.
O que é transformação digital?
A transformação digital é o processo que integra tecnologia digital a todos os aspectos de uma empresa. Isto exige mudanças fundamentais em diversos aspectos: tecnologia, cultura, mentalidade, operações e entrega de valor. A empresa precisa se reinventar para poder aproveitar plenamente as tecnologias emergentes e sua expansão rápida. É preciso mudar o foco.
Caminhos da transformação digital no Brasil:
Ainda assim, há empresas brasileiras que já se renderam à transformação digital. E estão influenciando cada vez mais outras, que precisam se adequar para conseguir concorrer em pé de igualdade.
Um dos movimentos que provam esta mudança de mentalidade é que cada vez mais empresas optam por automatizar suas tarefas. Não podemos confundir a automação com a transformação digital, pois esta última é mais uma mudança de mentalidade. A primeira melhora a eficiência na realização de tarefas.
Empresas criam mais valor a partir do momento em que aderem às novas tecnologias. A partir daí, conquistam melhores resultados e aproveitam oportunidades. Neste movimento, toda a sociedade sofre sua repercussão.
É importante que as empresas sigam o caminho dos brasileiros. Somos um dos povos mais conectados do mundo. Usamos as redes para nos informar, fazer transações bancárias, compras etc. O brasileiro só perde para os americanos quando se trata de redes sociais.
O acesso à internet e o crescimento do uso de aparelhos móveis, como smartphones e tablets, trazem o mundo digital para perto da população. Ela tem contato com a agilidade de poder comprar ou utilizar serviços através dos dispositivos móveis. Neste movimento, até algumas profissões estão se transformando e transferindo-se para o mundo digital.
A expectativa é de um atendimento personalizado, de compras customizadas e da digitalização ao máximo dos serviços. Isto significa simplificar a vida de quem consome, aumentando a segurança das transações financeiras e agilizando a compra e entrega de produtos e serviços.
Estas mudanças estruturais não estão acontecendo apenas nas empresas. Elas estão mudando todo o povo brasileiro.
Fonte: Editores do Blog.