A pandemia da Covid-19 vem expondo diversos problemas na gestão pública dos municípios no Brasil. Neste artigo vamos explicar 5 desafios encontrados pelos municípios no enfrentamento da pandemia. Acompanhe a leitura:
Arrecadação de impostos
Com a diminuição de circulação de pessoas nas ruas e a queda da atividade econômica, praticamente todos os municípios vêm sofrendo com a falta de arrecadação de impostos. E sem arrecadação suficiente, a tendência é que o endividamento aumente ainda mais em diversos municípios.
A baixa arrecadação interfere na dinâmica da máquina pública, sendo necessário estabelecer prioridades no repasse para as secretarias. Dessa forma, muitos municípios dependem ainda mais do apoio do Governo Federal para cumprir com as suas obrigações fiscais e dar suporte a saúde pública, área que mais carece de investimento neste momento.
Falta de insumos para a saúde
E por falar em saúde, o pesadelo de um colapso no sistema público é algo que vem tirando o sono dos gestores. Afinal, um possível colapso representa o fracasso no controle da doença e a morte de munícipes que poderiam ser evitadas.
Sendo assim, um dos principais desafios enfrentados pelos municípios nesta pandemia é conseguir investimento e suporte para a saúde, com itens como:
- Leitos de UTI;
- Leitos clínicos;
- Medicamentos;
- EPI’s;
- Hospitais de campanha;
- Entre outros.
Ou seja, tudo isso é o que possibilita aos municípios dar suporte aos cidadãos que vierem a ficar doentes e garantir a assistência à saúde, direito previsto na Constituição Federal.
Contratação de servidores da saúde
Ainda falando em saúde, as prefeituras de todo o Brasil também enfrentam dificuldades na contratação de profissionais da saúde, sejam eles médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos, entre outros.
Isso escancara um dos problemas antigos da saúde pública, que é justamente a falta de investimento na formação e na valorização dos profissionais da saúde. Afinal, pouco adianta ter estrutura, ter respiradores, medicamentos, e faltar o profissional da saúde, peça chave para que a saúde pública possa funcionar.
Fiscalização dos decretos e medidas preventivas
Outro desafio na maioria das prefeituras é a fiscalização dos decretos e medidas preventivas contra o vírus. Muitas vezes o gestor público até sinaliza para medidas mais severas, como o lockdown e uso obrigatório de máscaras em espaços públicos.
Contudo, a falta de colaboração das pessoas e o baixo efetivo de guardas-municipais, policiais e fiscais da prefeitura acaba impossibilitando um sucesso maior das medidas de prevenção. E o maior beneficiado disso tudo é somente o vírus, que circula livremente e faz cada vez mais vítimas.
Aulas on-line
Por fim, a educação a distância que vem sendo implantada em muitos municípios tem sido um grande desafio para os gestores da educação e professores. Afinal, não houve planejamento algum na implantação deste modelo de ensino nas escolas.
E o que se vê na maioria dos casos são crianças aprendo muito pouco ou totalmente desassistidas, pois sequer tem acesso à internet em casa. A ideia de ensino EaD é muito boa, tendo em vista que é uma forma de não perder o ano letivo e a maneira mais segura de retomar as aulas.
Porém, na prática, o modelo escancara ainda mais as diferenças sociais e exclui os mais humildes do acesso à educação.
Fonte: Editores do Blog.