Aumentar investimentos na matemática no Brasil é potencial contribuição para economia

por Grupo Editores Blog.

O Brasil precisa investir e promover maior valorização da matemática, para contribuir potencialmente na geração do desenvolvimento econômico. Desse modo, seguindo modelos de países europeus, onde essa experiência se mostra exitosa. O estudo “Contribuição da Matemática para a economia brasileira”, divulgado nesta terça-feira (20/02), revela que essa contribuição, pode gerar um acréscimo de R$ 1,3 trilhão em nosso PIB anual. O desafio maior no Brasil é transferir essa expertise matemática da academia para o setor produtivo.  

Profissões ligadas na matemática no Brasil são insuficientes 

Pesquisa inédita feita pelo Itaú Social, que mostra que os rendimentos dos profissionais que atuam no Brasil em áreas ligadas à matemática, corresponderam a 4,6% do PIB (Produto Interno Bruto) do país, entre os anos de 2012 e 2023. Enquanto na França, o grupo de profissionais ligados ao assunto a soma 10% dos trabalhadores e representa 18% do PIB do país.

País perde por não priorizar a matemática 

O grupo ligado nessas profissões da matemática representam apenas 7,4% dos trabalhadores do Brasil. Entretanto, essa participação é considerada pequena, comparada aos países europeus. Os dados mostram o quanto perdemos, enquanto sociedade, pelo baixo desempenho de nossos estudantes, e se mantemos a crença de que a matemática é apenas para poucos.

A matemática é fundamental no desenvolvimento econômico e social

De acordo com Marcelo Viana, Diretor Geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada. “A matemática é fundamental para o progresso econômico e social de um país e é também fator de cidadania. A aplicação é um poderoso motor de desenvolvimento e gerador de riquezas. Urge transferir essa experiência acadêmica para atividade econômica produtiva brasileira” salientou o especialista. 

É preciso realizar investimentos estratégicos na matemática para gerar riquezas  

Conforme Marcelo Viana, essas diferenças, apresentadas no estudo, que mostram deficiências de investimentos do Brasil na matemática, não configuram uma notícia ruim. “O estudo mostra dados concretos e abrangentes e que temos uma longa estrada a percorrer, para nos equipararmos às economias mais avançadas”. Contudo, ele aponta o principal caminho do tema para gerar riqueza e desenvolvimento no Brasil. “É por meio de investimentos estratégicos em educação, que teremos um imenso potencial da matemática, contribuindo com o desenvolvimento econômico”, destaca. 

Oportunidade para sensibilizar setores da sociedade 

Conforme Patrícia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social, “Esse levantamento traz dados concretos para sensibilizar cada vez mais o poder público, setor produtivo e a sociedade. O estudo reforça a ideia de como podemos avançar e investir mais no ensino do assunto, com recursos e abordagens, que desenvolvam competência nessa área de conhecimento para cada estudante.”, disse.

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