Luz do sol para ambientes internos e com menos custos pelo sistema de cabo

por Grupo Editores Blog.

Uma nova tecnologia para iluminar ambientes escuros ou sem janelas foi desenvolvida pela empresa sueca Solros. Esse moderno sistema pode revolucionar como construímos e também reduzir consideravelmente o consumo de energia. Afinal, a tecnologia da Solros utiliza como conexão apenas um cabo de fibra óptica, que permite trazer a luz do sol de fora da casa para qualquer ambiente interno. 

São muitos benefícios da luz natural para saúde e conforto da casa

A luz natural comprovadamente faz bem para nossa saúde e deixa qualquer ambiente mais confortável e acolhedor. Entretanto, em algumas casas existem aqueles cantinhos sem janelas ou outros acessos para o exterior, o que acaba tornando o uso da eletricidade o único recurso.  Além disso, a luz solar possui a capacidade de regulagem de diversos processos fisiológicos de nosso metabolismo, como o sono e a digestão, através da liberação de hormônios. Por esses fatores é essencial que as pessoas tenham acesso a janelas e a luz natural, tanto em casa, como no trabalho. Embora, está não é a realidade da maioria das pessoas, que moram e trabalham em grandes centros urbanos. 

A seguir confira como funciona esse sistema tecnológico em três etapas:

Prato de aço é fixado no telhado

A – Na primeira fase, um prato de aço inoxidável espelhado é fixado ao telhado, varanda ou qualquer outro lugar, devido ao seu formato arredondado, reflete os raios solares para dentro do cabo de fibra ótica, que recebe o máximo de sol possível durante todo o dia. Em outras palavras, esse prato possui um sensor que acompanha o sol automaticamente. 

Utilização de cabos de fibras ópticas 

B – Após receber a luz do sol, então segue pelo cabo com um conjunto de 37 fibras ópticas. A instalação do cabo é mais simples, é só passar o cabo do telhado até o ponto que você deseja iluminar, como nos cabos de internet e televisão. Destacando que existem diferentes tipos de fibras, as de plástico e as de vidro. As de plásticos são recomendadas para residências por serem mais baratas e conseguem levar a luz a uma distância de até 20 metros. Enquanto os cabos de fibra de vidro são mais caros e alcançam até 100 metros de distância do ponto a ser iluminado. 

Raios solares distribuídos nas luminárias 

C- Nessa etapa, os raios solares, quando saem do cabo, são distribuídos dentro da luminária em forma de caixa, iluminando todo o ambiente. Ou seja, o equipamento funciona mesmo em dias nublados. Após serem cumpridas todas as etapas, os resultados são ambientes mais confortáveis e com muito mais vida.

Mais informações sobre a venda do equipamento

Por fim, a empresa sueca realiza uma pré-venda do equipamento no Kickstarter, onde também arrecada fundos para investir na tecnologia. Ela em troca oferece itens como camisetas e canecas com design super criativo e até mesmo a chance de ser um representante desse importante negócio.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário