O porquê precisamos de cidades inteligentes e sustentáveis no Brasil

por Grupo Editores Blog.

 

 

As cidades inteligentes se apresentam como uma excelente estratégia para os gestores públicos que desejam ter inspiração e inovar no âmbito das políticas voltadas para a urbanização e organização da cidade.

 

Neste post, apresentamos algumas razões pelas quais o Brasil deve investir na construção de cidades inteligentes e sustentáveis. Veja:

 

É uma tendência nacional

 

Hoje, a criação de cidades inteligentes se tornou uma tendência. Nesse sentido, vale dizer que já existem vários projetos de criação de cidades em andamento, sendo um deles o Smart City Natal, que prevê mais de 50 soluções inteligentes, como iluminação de LED e pavimentação drenada.

 

Assim, hoje, investir na criação de cidades inteligentes se tornou uma ação indispensável para que as cidades alcancem um novo patamar em sua evolução.

 

Maior economia e possibilidade de expansão

 

As cidades inteligentes não apenas modernizam os espaços, fazendo com que eles sejam utilizados da melhor maneira possível, mas também geram economia, de uma forma geral.

 

Por exemplo, é muito mais econômico utilizar luz de LED ou a energia solar do que se valer do sistema tradicional de geração de energia.

 

Tendo uma economia maior, os gestores públicos podem investir cada vez mais na melhoria da prestação de serviços, garantindo assim mais qualidade de vida e bem-estar para a população.

 

Preservação do meio ambiente

 

Outro motivo pelo qual os gestores públicos devem orientar sua atenção para as cidades inteligentes é que são soluções que colaboram para a preservação do meio ambiente.

 

Ao usar tecnologias cada vez mais modernas e alinhadas com a preservação do meio ambiente, como a energia solar, por exemplo, o gestor público municipal, estadual ou federal pode garantir maior bem-estar para a população.

 

Nesse sentido, vale dizer que a preservação do meio ambiente se tornou hoje mais que apenas uma opção, e sim uma condição indispensável para a sobrevivência da população. O desmatamento, por exemplo, é uma ação que prejudica a sociedade de diversas maneiras, uma vez que causa maior aquecimento solar e queimadas. Além disso, prejudica a fauna e a flora.

 

Como se pode compreender, o Brasil precisa investir na criação de cidades inteligentes, não apenas pelas razões citadas, mas também por se tratar de um movimento nacional e internacional que vem ganhando cada vez mais força.

 

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário