GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL: UM DESAFIO PARA OS GESTORES

por Grupo Editores Blog.

 

Este artigo tem por objetivo abordar o tema sobre a gestão pública municipal; além de apontar os desafios enfrentados, na atualidade, por esses agentes públicos. Espera-se do gestor a efetividade dos atos administrativos e boa aplicação dos recursos públicos a bem dessa sociedade.

 

Quando analisados […], isoladamente, os modelos de administração pública são pouco eficazes para produzir e alocar o bem público para a sociedade. Diante de tantos problemas nas administrações públicas, dos municípios brasileiros, os teóricos da Administração afirmam a necessidade de um novo modelo de gestão pública que perpasse pela “emancipação dos indivíduos, a práxis, o olhar para a localidade”, conforme Valadares (et al, 2017, p. 40), apontam em sua pesquisa.

 

Um novo modelo de gestão pública tem sido, amplamente, pesquisada e difundida: é a gestão por resultados. Para Braun e Muller (2014) esse modelo. Para alcançar essa capacidade é necessário organizar o planejamento estratégico se deseja eficiência e eficácia.

 

Dessa forma, cabe ao gestor municipal propor o desenvolvimento de habilidades e competências humanas, que os teóricos definem como gestão do conhecimento. Assim, o grande desafio do gerenciamento municipal, como missão e função pública é resolver problemas da cidade, mas ouvindo e respeitando os cidadãos. Deve ser uma gestão executiva, mas, sobretudo propositiva e participativa na construção das políticas públicas.

 

Fonte: Grupo Editores Blog.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário