Energia solar no início do século passado obteve poucos avanços, por que isso aconteceu?

por Grupo Editores Blog.

George Cove, o inventor canadense em 1905, foi um dos primeiros empreendedores do setor de energias renováveis. Cove inventou painéis solares domésticos, com aparência similar aos que são instalados nas casas atualmente. Esses painéis incluíam até mesmo uma bateria para manter a energia disponível, quando o sol não estivesse brilhando no céu. Sun Electric Generator Corporation era o nome da empresa de Cove e tinha sede em Nova York, nos Estados Unidos.

Energia solar recebia muita atenção da imprensa

O registro de seu invento foi destaque na reportagem da revista americana Modern Electrics ‘Aproveitando a luz solar’, sobre as recém-inventadas placas de energia solar. Desde 1909, a ideia dos painéis solares já recebia vasta atenção da imprensa. Inclusive a publicação destacou que “Em dois dias de sol o aparelho armazenará energia elétrica, suficiente para iluminar uma casa comum por uma semana”.

Benefícios sociais e econômicos

A matéria da revista despertava interesse da população e destacava que, a energia solar barata poderia libertar as pessoas da pobreza. “Trazendo luz, aquecimento, energia a baixo custo e liberando as pessoas da luta constante pelo pão”. A publicação especulava que até os aviões poderiam ser alimentados, por baterias carregadas pelo sol. Um futuro com energia limpa parecia estar disponível, para quem quisesse desfrutar dele.

Tudo parecia bem, até o inventor ser sequestrado

Popular Electricity Magazine, April 1910 / Low Tech Magazine

 

Conforme notícia publicada no jornal The New York Herald em 19 de outubro de 1909, George Cove foi sequestrado. A condição imposta para sua libertação era que ele desistisse da sua patente solar e fechasse a empresa. Cove se recusou, mas terminou sendo liberto perto do zoológico do Bronx, em Nova York.

Referente a esse episódio, ficou a pergunta: essa importante invenção dos painéis solares, alternativa viável, pode ter sido sabotada pelos interesses do setor de combustíveis fósseis desde a sua criação?

O fato é que depois desse incidente, os negócios de George Cove, com a energia solar fracassaram. O que parece algo estranho, pois nos anos anteriores ao sequestro, ele havia desenvolvido diversos modelos do aparelho solar, cada um mais avançado que o outro.

Outras versões sobre o sequestro

Outra versão surgida na época acusava Cove de forjar o sequestro para conseguir publicidade. Embora isso não faça sentido, especialmente porque a atenção da imprensa para o seu invento não faltava. Contudo, o que se sabe é que as jovens companhias do setor de combustíveis fósseis costumavam desenvolver práticas inescrupulosas contra seus concorrentes.

Não houve avanços na energia solar nas décadas seguintes

Ocorreram alguns esforços isolados para desenvolver energia solar após o sequestro de Cove. Entretanto, não houve atividade comercial importante nas quatro décadas seguintes, até a retomada do conceito pela Bell Labs, o setor de pesquisa da Bell Telephone Company, nos Estados Unidos.

Energia solar e combustíveis fósseis

Desde aquela época a energia solar era uma ameaça, pois é uma tecnologia inerentemente democrática, afinal, todos têm acesso ao Sol. Enquanto os combustíveis fósseis exigem a construção de impérios empresariais.

Combustíveis fósseis e desenvolvimento histórico

Destacando que um dos argumentos apresentados em defesa dos combustíveis fósseis é que eles foram uma necessidade histórica, já que não havia substitutos viáveis, para a geração de energia em grande parte do século XX. 

Salientando que os combustíveis fósseis se desenvolveram inicialmente porque não sabíamos de seu impacto ambiental. Também porque o lobby em seu favor se tornou poderoso. Entretanto, a predominância dos combustíveis fósseis até o século XXI não era inevitável. Ela foi uma escolha.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário