O aumento da eficiência e da produtividade no setor público está diretamente relacionado à gestão do tempo. Quando a gestão do tempo é feita com responsabilidade, pode-se alcançar maior destaque no que diz respeito à realização das operações no âmbito de um órgão público.
No entanto, apesar de importante, muitos gestores não sabem como implementar a gestão do tempo no setor público, algo que precisa ser mudado para que este alcance níveis excelentes de eficiência e produtividade.
Ciente disso, montamos este conteúdo para apresentar quatro dicas que podem lhe ajudar. Confira!
1. Planeje a realização de suas operações/compromissos
Uma forma eficaz de implementar a gestão do tempo no setor público em que você trabalha é realizando um planejamento que seja capaz de orientar suas ações, bem como sua tomada de decisão.
O planejamento é uma ferramenta de fundamental importância para os gestores que buscam não apenas alcançar seus objetivos com maior velocidade, mas também controlar a realização das atividades, considerando o fator temporal.
Por essa razão, planeje suas atividades e as operações de sua equipe.
2. Priorize as tarefas importantes
No dia a dia de um setor público, surgem inúmeras tarefas, cada qual com um grau diferente de importância. O ideal, para que mantenha seu setor eficiente e produtivo, é priorizar as tarefas importantes, aquelas que não podem, em hipótese alguma, esperar.
Por exemplo: se você sabe que precisa emitir um documento importante até o dia 01 de janeiro, mas tem outras tarefas para fazer, priorize a mais urgente. Dessa maneira, você mantém seus compromissos em dia.
3. Não fuja de suas obrigações
Ao desenvolver um planejamento ou uma agenda de tarefas, busque cumprir cada uma, não fugindo, portanto, de suas obrigações. É preciso compreender que, na maioria das vezes, a sua tomada de ação está diretamente vinculada à eficiência de outro setor público.
Com outras palavras, geralmente um setor depende de outro para que as suas tarefas sejam realizadas. Um paciente, antes de ser atendido por um médico, passa pela triagem, por exemplo. Assim, os setores estão em constante diálogo uns com os outros. Por isso, é fundamental que coloque em ação as suas atribuições, respeitando o tempo de execução de cada uma delas.
4. Delegue tarefas
Por fim, como última dica, delegue tarefas. A delegação de tarefas surge como uma estratégia fundamental para quem busca não apenas alcançar eficiência e produtividade em um setor público, mas também organizar melhor o tempo da equipe de trabalho.
No entanto, para delegar tarefas de forma eficiente, é fundamental que você conheça bem o perfil de cada membro de sua equipe. Tomando ciência disso, você não comete o erro de delegar tarefas para uma pessoa que não é tecnicamente capaz de executá-las.
Fonte: Grupo Editores Blog.