DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS CIDADES: CONCEITOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES – EM QUE MEDIDA CIDADES INTELIGENTES SÃO SUSTENTÁVEIS?

por Grupo Editores Blog.

 

A sustentabilidade é uma pauta de grande importância, principalmente no que se refere a urbanização. Cada vez mais, as cidades ocupam os espaços naturais, roubando da vida humana a oportunidade de uma vida mais saudável e sustentável.

 

Neste contexto, o conceito de cidades inteligentes se torna discutível, afinal de contas, o fato de agregar tecnologias da informação e comunicação (TIC) no seu escopo não significa que a sustentabilidade é prevista e integrada.

 

Acompanhe conosco e entenda até que ponto as cidades inteligentes são sustentáveis e como tem sido o desenvolvimento sustentável nas cidades do país.

 

A Sustentabilidade nas cidades

 

Pensar a sustentabilidade nas cidades é ampliar a concepção de organização econômica e social e agregar o cuidado com o meio ambiente nas prioridades. Isso é uma das consequências do grande aumento da emissão de carbono na atmosfera, bem como os prejuízos nos ecossistemas e os diversos tipos de poluição que existem.

É preciso, portanto, estabelecer um equilíbrio na manutenção das cidades, traçando metas que impliquem na redução dos congestionamentos, no menor uso de energia elétrica, melhorias no aquecimento das casas nas cidades mais frias.

Diversas cidades já se apropriam deste conceito de sustentabilidade e conseguem colher bons frutos disso.

Em geral, as cidades sustentáveis são aquelas que aliam a forma de viver e consumir combinando a economia e os aspectos socioambientais. A proposta é fomentar um consumo mais consciente e sustentável.

Essa perspectiva se associa nas diversas áreas de uma cidade, como: mobilidade, energia, educação, coleta de lixo etc.

 

Cidades sustentáveis x Cidades inteligentes

 

Apesar de parecer, não estamos falando exatamente do mesmo conceito. Na verdade, uma coisa deve levar à outra, visto que as cidades sustentáveis precisam se tornar inteligentes e as cidades inteligentes devem agregar a sustentabilidade em suas ações.

A ideia de cidade inteligente é se apropriar das tecnologias da informação e comunicação (TIC) para tornar a infraestrutura urbana melhor e mais eficiente para a população.

Dessa forma, os líderes de governo acabam adotando ferramentas sustentáveis para implementar essas tecnologias, unindo os dois conceitos num só.

Um exemplo disso, é o uso de biotecnologia para combater a poluição dos rios. Esta é uma solução sustentável e, ao mesmo tempo, tecnológica.

 

Cidades inteligentes: entendendo o conceito

 

Assim como já foi mencionado, as cidades inteligentes são aquelas que adotam as tecnologias da informação e comunicação (TIC) como forma de aprimorar a realidade política, econômica e social da população, em vista de oferecer uma qualidade de vida mais alta nesses locais.

Tudo isso é feito através de sistemas sensoriais, dispositivos tecnológicos, softwares de última geração que agregam maior eficiência aos espaços urbanos.

 

Características das Cidades inteligentes

 

Para ser ‘inteligente’ uma cidade precisa contar com determinados impulsionadores de crescimento: investir em capital humano, investir em aspectos sociais, investir em infraestrutura moderna a partir das tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Também entram nesse contexto a preocupação com a mobilidade, meio ambiente e questões sociais.

 

O que é necessário para uma Cidade ser sustentável?

 

Tornar uma cidade sustentável é fomentar iniciativas de maneira contínua, visando sempre o desenvolvimento sustentável daquela localidade. No entanto, existem alguns aspectos básicos a serem considerados dentro deste conceito.

 

Políticas Públicas

 

A participação do governo na construção de políticas públicas é realmente importante, mas não significa que ele é o único responsável por isso.

Com a existência das legislações, é necessário promover as boas práticas que favoreçam a educação ambiental, combatendo diversos problemas existentes e que surgem como consequência da falta e consciência.

 

Acessibilidade e mobilidade urbana

 

Um dos principais focos de tratar a sustentabilidade é contribuir para redução da emissão de carbono e os diversos gases poluentes na atmosfera. Para isso, é necessário pensar na mobilidade urbana e a acessibilidade, além de fomentar o uso mais constante de bicicletas e as caminhadas.

Assim, é necessário adaptar as ruas para tal circulação, beneficiando também a população deficiente.

 

Desenvolvimento ordenado

 

O crescimento das cidades, quando é feito de maneira planejada, evita-se as aglomerações e favelas, que desencadeiam áreas de riscos para a população.

 

Arquitetura

 

Algumas cidades como Tóquio e Japão já utilizam os materiais em suas construções visando a redução dos impactos causados pelos terremotos, em vista de amenizar os desastres ambientais comuns a essas localidades.

 

Áreas verdes

 

As cidades têm o péssimo hábito de engolir as áreas verdes tão necessárias para a qualidade de vida humana no planeta. Assim, os solos e rios perdem a proteção, propiciando a sua degradação de forma facilitada.

Um dos compromissos das cidades sustentáveis deve ser a arborização e conservação da vegetação local.

 

Matriz energética

 

O uso de energia sustentável deve ser uma das grandes prioridades para uma cidade sustentável, já que o foco é reduzir os desperdícios que impactam diretamente na poluição ambiental.

 

Conclusão

 

Por fim, entende-se que as cidades inteligentes devem seguir o plano de desenvolvimento sustentável que já vem sendo pensado em todo o mundo, em vista de reduzir os terríveis impactos sofridos pelo meio ambiente nos últimos anos.

 

Dessa forma, é possível garantir melhorias para a vida humana no planeta tanto nos aspectos políticos e socioeconômicos.

 

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário