A Inteligência Artificial é a tecnologia que visa sanar problemas por meio de dispositivos programados. Ou seja, são máquinas e robôs que maximizam o poder de resolução de uma empresa.
Entretanto, quando falamos sobre gestão pública, estamos considerando uma demanda muito maior de serviço. Por isso, a Inteligência Artificial se faz cada vez mais necessária para a execução de tarefas, no setor público.
Apesar de o tema ser relativamente novo, a Inteligência Artificial já vem sendo usada em alguns ambientes da gestão pública. Entre eles, estão:
• Ministério da Transparência: o órgão público utiliza o machine learning para indícios de desvios de dinheiro provocado pelos servidores. Para isso, o sistema combina dados de novos processos com processos antigos, de servidores que já foram autuados ou punidos, para reunir critérios que necessitem de atenção;
• Poupatempo: para facilitar o agendamento de serviços realizados pessoalmente, o Poupatempo utiliza um serviço de Inteligência Artificial que automatiza conversas. O usuário pode selecionar o tipo de documento, horário, dia e tirar dúvidas, por meio de um chat eficiente e de fácil utilização;
Além desses recursos, a gestão pública pode contar com a ajuda da Inteligência Artificial onde a repetição de processos seja exigida. Por exemplo, no controle de aprovações e carimbos, procedimentos simples que podem ser controlados por máquinas ou dispositivos programados.
Confira mais opções abaixo, e entenda a aplicabilidade de algumas funções oferecidas pela Inteligência Artificial:
Onde aplicar a Inteligência Artificial na gestão pública
• Na alta carga de trabalho dos empregados: algumas atividades podem ser automatizadas, aliviando a rotina de servidores sobrecarregados. Com isso, os especialistas são direcionados apenas aos casos específicos, e as questões simples podem ser respondidas por um processo automático e eficaz;
• No arquivamento de dados em nuvem: dispensar a utilização massiva de papel é um dos objetivos sustentáveis de toda organização. Para que isso seja realizado, é necessário priorizar o arquivamento automatizado de dados virtuais, evitando transferir documentos para o papel;
• Na previsão de problemas: com a Inteligência Artificial, é possível prever resultados e cenários onde a gestão pública deve atuar pontualmente. Dessa forma, a destinação de verba e profissionais é feita com precisão e melhor tempo de resposta;
• Na diminuição de erros: sabemos que as máquinas trabalham com puro cálculo, e os algoritmos gerados são resultado de processos matemáticos a prova de erros. Porém, o ser humano conta com sentimentos, dores, cansaço mental, e pode provocar movimentos indesejados, naturalmente. Assim, com a utilização de Inteligência Artificial em determinados procedimentos, como atendimento e suporte, a gestão pública pode contar com um agente automático mais moderno e eficiente que o servidor humano.
Portanto, a Inteligência Artificial é uma excelente opção quando o assunto é melhorias e avanços na gestão pública. Diversos serviços podem ser oferecidos com maior rapidez e qualidade, ao utilizar os comandos automáticos corretos para cada área. Por isso, é importante analisar onde se faz necessária a intervenção humana, para que a Inteligência Artificial seja usada como auxílio, de forma responsável e equilibrada.
Fonte: Editores do Blog.