Como a tecnologia está ajudando no processo de gestão pública?

por Grupo Editores Blog.

 

Existem certas ações que o setor público e o setor privado têm em comum. Uma delas, é o uso da tecnologia. As inovações e revoluções promovidas, em grande parte, pela competitividade do setor privado podem ser incorporadas pelos órgãos públicos para melhorar e agilizar os processos. Mas como a tecnologia de fato ajuda no processo de gestão pública?

 

Primeiramente, a tecnologia traz uma grande revolução na possibilidade de trazer novos serviços para a população. Os serviços digitais são uma realidade no Brasil, mas ainda estão em fase de crescimento. Por volta de 40% dos serviços promovidos pelos órgãos públicos, podem ser feitos digitalmente, o que é um bom número, mas com espaço para crescer.

 

Os benefícios dessa aplicação da tecnologia são evidentes. Além de trazer mais facilidade para a população, promovendo os serviços de maneira ainda mais rápida, agiliza o trabalho do próprio servidor, automatizando certas tarefas burocráticas.

 

Outro ponto interessante nesta relação, é a comunicação do servidor público com a população. As redes sociais já permitem uma comunicação muito rápida e direta, mas os portais de transparência, as enquetes de pesquisa de opinião e a agilidade nos processos de ouvidoria, ajudam a garantir que a população tem uma participação política cada vez mais ativa.

 

A tecnologia ajudando na gestão pública

 

Por outro lado, existe a outra ponta do trabalho dos órgãos públicos, que é a gestão processual interna. Por exemplo, órgãos governamentais precisam trabalhar com um volume enorme de dados, sobre toda a população.

 

A tecnologia tem um papel fundamental de recolher e organizar esses dados em um ambiente virtual que permite mais facilidade na visualização, mais segurança e facilidade de acesso quando eles forem necessários.

 

Com isso, toda a cadeia dos processos da gestão pública é mais ágil, automatizando uma parte da burocracia. O resultado é uma satisfação maior por parte da população, e menos tempo gasto com tarefas burocráticas.

 

Além de serem mais rápidos, os processos passam a ser também mais precisos. Com o uso da tecnologia, é eliminado grande parte do erro humano, evitando retrabalho e diminuindo o índice de insatisfação da população.

 

Por outro lado, enquanto certamente a tecnologia existe para trazer mais agilidade, precisão e transparência para praticamente qualquer processo público, os órgãos governamentais também precisam trabalhar para controlar a tecnologia e sua presença cada vez maior na sociedade.

 

Seja através da Lei Geral de proteção de dados ( se quiser ler a lei, clique aqui, que visa regulamentar como é feita a captação e movimentação de dados pessoais, ou através de normas de segurança, que visam punir os hackers e criar medidas para garantir a segurança digital da população.

 

Por fim, existe também a importância em usar a tecnologia para facilitar os processos. Para isso, a gestão pública também precisa conhecer a tecnologia, para criar oportunidades para ter processos ainda melhores. O SPED é um ótimo exemplo de processos que foram repensados com a tecnologia em foco para facilitar a vida da população.

 

As Leis da Transparência são outro grande exemplo. O Governo entende o potencial da tecnologia e as emprega para trazer um serviço ainda melhor para a população.

 

Por isso, a tecnologia é uma ajuda tão grande para o processo de gestão pública. Além de tornar os processos menos burocráticos, mais ágeis e seguros, paradigmas ainda podem ser quebrados de modo que sejam criadas leis e processos que tragam mais benefícios para população.

 

Fonte: Editores Blog.

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