Prefeitura: nove cidades do RN tiveram apenas um candidato nas eleições

por Grupo Editores Blog.

Nas eleições de 2024, nove cidades do Rio Grande do Norte se destacaram por uma situação inusitada. Apenas um candidato concorreu ao cargo de prefeito em cada um desses municípios. Esse fato despertou interesse sobre o cenário político local e as implicações do sistema eleitoral para essas cidades.

Candidatos por partidos

Os candidatos do partido MDB dominaram boa parte das cidades com candidatura única. Em Frutuoso Gomes, o candidato Ismael Juvêncio conquistou o cargo, assim como Ludmila Amorim em Rafael Godeiro. Jackson Dantas, por sua vez, foi reeleito em São José do Seridó. Enquanto Lena do Céu garantiu a prefeitura de Pilões.

Além disso, o Partido Progressista (PP) também teve participação importante. Em Lucrécia, o candidato Waltinho saiu vitorioso, e em Riacho da Cruz, Marcos Aurélio assumiu a gestão do município.

O partido União Brasil foi representado em Coronel João Pessoa, onde Fátima foi eleita prefeita, e em Serrinha dos Pintos, onde Rosânia foi a única candidata. Por fim, Fernando, candidato do partido PODE, foi eleito em Acari, consolidando mais uma candidatura única no estado.

Regras do TSE sobre votos em cidades com um candidato 

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em casos de candidatura única, o candidato é eleito mesmo com apenas um voto válido. Portanto os votos nulos e brancos não são contabilizados para a apuração. Isso permite que o candidato assuma a prefeitura com o mínimo de votos possíveis, desde que um eleitor tenha votado nele, até podendo ser seu próprio voto. Com isso, mesmo que a maioria da população tenha optado por votar em branco ou anular seu voto, o candidato único é eleito automaticamente.

Impacto nas eleições

Por fim, essa particularidade do pleito reflete certamente a falta de oposição política nessas cidades. E levanta questionamentos sobre o envolvimento cívico e a competitividade eleitoral em áreas menos povoadas. Todavia, também evidencia a estabilidade de algumas administrações locais, especialmente em cidades onde os prefeitos concorreram à reeleição e mantiveram o apoio da população sem enfrentar adversários.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário