Canal Futura e Agência Lupa, com apoio do Google, apresentam o projeto “Fake ou News”.

por Grupo Editores Blog.

 

Em um mundo cada vez mais globalizado, as pessoas são bombardeadas por informações por todos os lados. E a velocidade da informação se torna sinônimo de poder. Se, por um lado, a comunicação é democratizada, permitindo acesso a novos conteúdos, por outro, o compartilhamento cada vez mais rápido da informação pode contribuir para a propagação de notícias falsas, fora de contexto, com erros e até mesmo mentirosas. Diante desse cenário, o Canal Futura e a Agência Lupa, com o apoio do Google, lançam o projeto “Fake ou News”, que tem como objetivo auxiliar os jovens a checar informações e combater a desinformação.

 

A partir do dia 26 de fevereiro, a plataforma www.fakeounews.org vai reunir conteúdos sobre temas como “Por que checar antes de publicar ou compartilhar uma informação?”, “Será que essa informação está dentro do contexto?” e “Nem tudo que se vê (e se ouve) é real. E agora?”. Até as eleições de 2018, serão cerca de 30 trilhas do conhecimento, que conduzem por diversas etapas de aprofundamento sobre os assuntos.

 


Para José Brito, gerente de Distribuição do Canal Futura, o objetivo do projeto é oferecer um rápido passo a passo com as informações verificadas e que já estão na web. “Dentro desse contexto, a parceria com a Agência Lupa e o Google é uma grande conquista, pois juntos ampliamos as práticas de verificação de fatos e conteúdos, transformando o projeto em uma grande plataforma de Educação Digital”, diz. “Queremos falar com estudantes, professores e jovens que, através de um clique, podem mudar o mundo com mais segurança e responsabilidade”, completa Brito.
Segundo Cristina Tardáguila, diretora da Agência Lupa, a melhor forma de combater a disseminação de informações falsas é a educação. “Queremos que as pessoas entendam que serão alvos de muitas ‘notícias falsas’ e que saibam como identificar e reagir a esse tipo de conteúdo. Focar nos jovens que poderão votar pela primeira vez neste ano é um passo mais do que acertado. Eles serão, sem dúvida, multiplicadores daquilo que aprenderão com as trilhas”, explica.

 

O projeto também conta com o apoio do Instituto Votorantim, Fundação Bradesco, Itaú Social e Decod, projeto dos alunos de Direito da FGV.

 

Canal Futura

 


O Canal Futura é uma experiência pioneirade comunicação para transformação social, que opera a partir de um modelo de produção televisivaeducativa, participativa e inclusiva, não comercial, não governamental, sem fins lucrativos e de interesse público, com base em parcerias que articulam e mobilizam uma rede social em vários estados brasileiros. Aproximadamente 50 milhões de pessoas assistem regularmente à programação, por meio de antenas parabólicas, TVs por assinatura, TVs Universitárias parceiras, sendo, em algumas localidades, em canal aberto (UHF e VHF). O Canal Futura também está disponível pelo futuraplay.orge é resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos. Os parceiros mantenedores são Sistema Indústria (SESI – DN e SENAI – DN), Sistema Fecomércio RJ, FIESP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Rede Globo e Grupo Votorantim.

 

Agência Lupa

 

A Lupa é a primeira agência de notícias do Brasil a se especializar na técnica jornalística mundialmente conhecida como fact-checking. Desde novembro de 2015, sua equipe acompanha o noticiário diário de política, economia, cidade, cultura, educação, saúde e relações internacionais para corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos.

 

A Lupa integra a International Fact-Checking Network (IFCN), rede mundial de checadores reunidos em torno do Poynter Institute, nos Estados Unidos, e segue à risca o código de conduta e princípios éticos do grupo. Por este motivo, já foi convidada a representar o Brasil em eventos de alcance global como maratonas de checagem da Cúpula do G-20 e debates da Eleição Americana de 2016.

 

Fonte: Canal Futura.

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