1,4K
Amigo e amiga assinante do Blog:
Essa semana começamos o projeto Blog Cultural. O Blog abre espaço para que os Auditores do Brasil mostrem projetos e trabalhos culturais, voluntários e sociais que realizam em suas horas de folga.
A amiga e Auditora de Ilhéus – BA Fernanda Millen irá nos ajudar nesse projeto.
Meu nome é Fernanda Millen e sou auditora fiscal do Município de Ilhéus. Eu gosto muito da minha profissão de auditoria, mas carrego um amor antigo por outra atividade: cantar! Sou cantora e compositora e acho muito bom poder conciliar essas duas vertentes em minha vida!
Costumo brincar que a minha relação com a música começou já na barriga da minha mãe, quando ela colocava um disco de Toquinho para eu escutar. Desde então a música é parte de mim e das minhas lembranças mais preciosas. Está presente no meu brinquedo favorito da infância (Meu Primeiro Gradiente – um radinho com microfone que eu levava para todos os lugares), nos meus momentos alegres, chorados, sentidos e vividos.
Aos 13 anos, ao ser convidada por Sálua Chequer para cantar o hino nacional, pisei pela primeira vez em um palco para uma grande platéia. A partir dali, sabia que havia encontrado o meu lugar. Comecei a cantar em bandas de amigos, realizei apresentações em teatros, barzinhos, mas, apesar disso, a música não era encarada como uma profissão. Somente aos 22 dois anos, após cursar a Direito na UFBa, resolvi criar coragem e viver exclusivamente de música. Assinei contrato com uma banda de Axé e viajei pelo Brasil, cantando em carnavais e micaretas.
Entretanto, percebi que aquela não era a minha verdade. Embora admire e respeite o estilo musical Axé Music, eu cresci escutando Chico Buarque, Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, Toquinho, Elis Regina (essa inclusive minha maior influência enquanto cantora) e admirava o fato de eles passearem pelos mais diversos ritmos. Queria a amplitude que a Música Popular Brasileira proporcionava a esses artistas. Não queria o rótulo, queria a multiplicidade.
Em busca dessa realidade, entrei na Escola de Música da UFBa e, paralelo a isso, resolvi estudar para concurso público, para poder me capitalizar para investir no meu grande sonho: cantar a minha verdade. E não existe nada que me traduza melhor do que as minhas próprias composições. Assim, em meio a um contexto de pandemia, surgiu o projeto FernandaMillen-MÚLTIPLA!
Múltipla sim! Acredito que todos temos versões de nós mesmos e um só ritmo ou uma só estética não nos definem. Somos plural e sentimentos variados. Somos agito e calmaria, tristeza e alegria. Mas, se isso tudo nos compõe, são traços de nós mesmos e, por isso, trazem, em si, um pouco da nossa essência. Desde que resolvi fazer esse movimento de retorno às minhas composições, percebi que minha realidade é Múltipla e que todas elas constituem a minha verdade. Por isso, abro alas para compartilhar com vocês tudo isso que há dentro de mim!
A Ciranda da Vida é a terceira música que lanço nesse projeto.. A primeira foi Mundo a Dois, a segunda, Saudade, e vem muito mais por ai! Com fé em Deus!