Belém do Pará é uma cidade famosa pela sua gastronomia. Afinal, em 2017 ela foi eleita como a capital criativa da gastronomia, título internacional concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura (UNESCO). A cidade fica Localizada no Norte do país, onde as raízes amazônicas encantam os turistas pelas comidas típicas, exóticas e de destacados sabores.
É um tesouro gastronômico na Amazônia
A cidade possui gastronomia que encanta pelos aromas, sabores, cores e texturas, com forte influência da tradição dos índios nativos da Amazônia. Uma distinta culinária com produtos e tradições, que brancos e escravos trouxeram ao chegar à região. Desse modo, a culinária do Pará é considerada exótica para muitos e amada pelos moradores locais. Ou seja, um verdadeiro tesouro gastronômico.
Infinidade de culinárias exóticas em Belém do Pará
As comidas típicas de Belém do Pará são conhecidas pelo sabor regional que misturam ingredientes da culinária dos povos indígenas, africanos e portugueses. Logo, quem visita a capital paraense, geralmente, costuma se encantar pela paisagem da cidade, e não resiste à convidativa gastronomia diversificada do Estado. Em Belém do Pará, existe uma infinidade de apelos culinários exóticos. Em outras palavras, lá estão o açaí, tucupi, tacacá, maniçoba, pupunha, pirarucu, tracajá, cupuaçu ou bacuri.
Explosão de sabores na gastronomia
Em Belém, as pessoas encontram na diversidade culinária, uma riqueza de sabores. Afinal, aqueles que provam o pato ao tucupi, o tacacá, a maniçoba, a farinha-d’água, ficam encantados em experimentar uma explosão de sentidos, que aguça e leva o paladar aos limites do prazer. O jambu faz sucesso pela sua capacidade de deixar a boca dormente. Enfim, a fama nacional e internacional do jambu cresce a cada dia, conforme são descobertas novas maneiras de usar suas propriedades. Além disso, também marcam presença a pimenta-de-cheiro, a chicória, o coentro, entre outras ervas.
O açaí é o destaque da culinária local
Mas a estrela local é com certeza o açaí. Este coquinho de cor roxa é um “vício” gastronômico e acompanha praticamente todas as refeições. É fruto de uma palmeira típica das regiões de várzea da Amazônia. Desse modo, muitas vezes é tomado gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Mas é também comum se comer o açaí em forma de pirão feito com farinha-d’água, acompanhado de peixe assado ou camarão. Há ainda pessoas que preferem o suco com açúcar. O açaí é muito importante para os paraenses, sendo mais consumido que leite. Por fim, diferente de outros lugares, lá ele sempre é vendido puro, sem nenhuma mistura.
Tacacá também disputa preferência na gastronomia de Belém do Pará
E o tacacá é um prato muito apreciado pelos paraenses, feito com goma de tapioca, tucupi, camarão e folhas cozidas de jambu. Adicionalmente, o tacacá rivaliza, no Pará, a popularidade do açaí. É produzido a partir da mandioca, transformada em produtos distintos, o tucupi e a goma ou polvilho.