A importância do Atlas da Vulnerabilidade Social para a construção de uma sociedade mais justa.
Indicadores de pobreza são indispensáveis na hora de planejar ações voltadas às políticas públicas. Esses dados apontam aos gestores a dimensão das desigualdades sociais e otimiza o processo de ataque ao problema. Com o crescente acesso às novas tecnologias e suas facilidades, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada criou o Atlas online da Vulnerabilidade Social. Na plataforma interativa, o pesquisador encontra todos os dados relacionados à pesquisa em PDF, mapa ou planilha.
Esse estudo, chamado de Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), reúne uma série de informações que levam em consideração não apenas a insuficiência de recursos monetários, mas identifica a extensão do problema como um todo. Uma vez conhecidos o contexto cultural e os indicadores relacionados à exclusão social, é possível o enfrentamento ao problema, otimizando tempo e recursos.
De acordo com o site “Significados”, “vulnerabilidade social é o conceito que caracteriza a condição dos grupos de indivíduos que estão à margem da sociedade e […] geralmente dependem do auxílio de terceiros para garantirem a sua sobrevivência”. A vulnerabilidade social não está ligada apenas aos recursos financeiros, mas também aos poucos recursos relacionados a moradia, ambiente familiar, saneamento, educação e oportunidades de desenvolvimento humano.
Como é calculado o IVS?
O Índice de Vulnerabilidade Social é o resultado obtido a partir de dezesseis indicadores organizados em três dimensões. São eles:
Infraestrutura Urbana
– Coleta de Lixo
– Água e Esgoto inadequados
– Tempo de deslocamento casa-trabalho
Capital Humano
– Mortalidade Infantil
– Crianças 0 a 5 fora da escola
– Não estudam, não trabalham e baixa renda
– Crianças 6 a 14 fora da escola
– Mães jovens (10 a 17 anos)
– Mães sem fundamental + filhos até 15 anos
– Analfabetismo
– Crianças em domicílio em que ninguém tem o fundamental completo
Renda e Trabalho
– Renda igual ou menor a R$ 255
– Baixa renda e dependente de idosos
– Desocupação
– Trabalho infantil
– Ocupação informal sem ensino fundamental
Esse cálculo é realizado em cada região do País: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul e suas respectivas cidades. Essas amostras têm por objetivo sinalizar o acesso ou ausência de direitos fundamentais que deveriam estar à disposição de todo cidadão. A partir daí, é possível mapear ações de enfrentamento à exclusão social e todas as suas consequências.
Esse mapeamento de desigualdade social aponta que o Brasil, em 2000, apresentava alta suscetibilidade. Em 2010, esse índice é reduzido para a faixa do médio IVS. A dimensão que apresenta maior evolução neste período é o IVS Renda e Trabalho, seguida do Capital Humano. O IVS Infraestrutura Urbana é o indicador com menor índice de melhorias neste espaço de tempo.
O impacto da Pandemia da Covid-19 no Índice de Vulnerabilidade Social
De acordo com o Jornal Le Monde Diplomatique Brasil, a pandemia causada pelo novo coronavírus expôs de forma significativa a desigualdade social no país. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “as condições em que as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem são influenciadas pela distribuição de dinheiro, poder e recursos que, por sua vez, é moldada pelas políticas vigentes”. Ou seja, a dificuldade do acesso à saúde está, em sua maioria, ligada às desigualdades sociais e espaciais, e para que isso seja resolvido, é necessária a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.
As estratégias de prevenção e enfrentamento a pandemia no Brasil atingiram de maneiras distintas a população se levarmos em consideração a realidade social, política, cultural e econômica. As medidas de distanciamento social adotadas em diversas regiões evidenciam a iniquidade social, uma vez que as pessoas precisam optar em se expor à doença ou à fome.
A crise global causada pela Covid traz à tona um problema social grave e antigo. O Atlas de Vulnerabilidade Social apresenta o problema, mas cabe aos gestores e à própria sociedade curar essa ferida. Clique aqui para ter acesso ao Atlas da Vulnerabilidade Social e entenda mais sobre o desequilíbrio que assola nosso país.
Fonte:
http://ivs.ipea.gov.br/index.php/pt/
http://ivs.ipea.gov.br/images/publicacoes/Ivs/publicacao_atlas_ivs.pdf (2015)
Pandemia da Covid-19 e um Brasil de desigualdades: populações vulneráveis e o risco de um genocídio relacionado à idade
https://portal.fiocruz.br/noticia/desigualdade-social-e-economica-em-tempos-de-covid-19
https://diplomatique.org.br/pobreza-e-vulnerabilidade-social-no-ambito-da-pandemia-de-covid-19/
Fonte: Grupo Editores do Blog.