O setor público vem passando por diversas mudanças nos últimos anos. São inovações tecnológicas e mudanças comportamentais que tem como intuito melhorar a eficiência do setor público. Neste texto vamos abordar algumas tendências que podemos esperar no setor público em 2020.
Ainda que a mudança ocorra de forma lenta e gradual, é interessante apontar essas soluções que estão sendo implantadas e que tem como objetivo facilitar e otimizar os serviços públicos no Brasil.
Veja abaixo 5 tendências que devem ser implantadas no setor público em 2020 e que devem transformar a gestão pública.
Inteligência artificial
A utilização da inteligência artificial é uma grande tendência que deve ser implantada nos órgãos públicos do Brasil. Isso porque ela pode trazer soluções em diversas áreas do setor público.
A inteligência artificial poderá auxiliar na transparência dos órgãos públicos, otimizando a gestão dos recursos públicos, auxiliando a tomada de decisão dos governantes e fazendo com que o órgão otimize a demanda dos serviços públicos em prol da população.
Suporte digital
Uma das tendências para o setor público é a migração do atendimento físico/telefone para canais digitais. Ou seja, cada vez mais veremos a utilização do suporte online para atender e resolver os problemas da população.
Em muitos órgãos públicos, a quantidade de servidores não dá conta da demanda de ligações e suporte presencial nas praças de atendimento. Ou seja, tudo isso gera insatisfação e a sensação de ineficiência do setor público.
Com o atendimento digital, os munícipes poderão fazer solicitações e protocolos através do site do órgão ou por um aplicativo mobile específico. Essa tendência para o setor público deve facilitar o trabalho dos agentes públicos e dar mais eficiência no atendimento, agilizando os processos e as demandas mais urgentes.
Cidades inteligentes
O conceito de cidade inteligente vem sendo bastante discutido no setor público. Afinal, esses projetos prometem trazer transformações em diversos setores da vida pública como:
- Sustentabilidade;
- Inclusão social;
- Rotinas automatizadas;
- Mobilidade urbana;
- Economia.
Como exemplo, podemos citar os semáforos inteligentes que abrem e fecham conforme o fluxo de veículos, postes de luz automatizados com sensores, câmeras de segurança, entre outras soluções que buscam trazer conforto, segurança e qualidade de vida para os cidadãos.
Computação em nuvem
Em muitos órgãos públicos, a tramitação de protocolos no formato físico ainda é bastante comum. Tudo isso gera ônus e ineficiência ao setor público, pois necessita de arquivos físicos e servidores para organizar toda papelada.
Contudo, a tendência é que o cloud computing ou computação em nuvem, seja cada vez mais utilizada e implantada no setor público. Ou seja, todo arquivo de documentos públicos ficará armazenado na nuvem, trazendo mais segurança para a informação e sustentabilidade.
Identidade digital
Outra tendência que deve fazer parte dos órgãos públicos é a identidade digital de cidadãos. Em muitos casos, os munícipes precisam fazer prova de vida ou comparecer fisicamente nos órgãos públicos para assinar documentos.
No entanto, com as inovações tecnológicas, essa atitude vem sendo considerada ultrapassada. Por isso, a tendência é que aos poucos os cidadãos contem com uma identidade digital própria para solucionar suas pendências com órgãos públicos através do meio digital.
Fonte: Editores do Blog.