As formas de promover o engajamento social no processo de gestão pública.

por Grupo Editores Blog.

 

Sempre que lemos ou ouvimos alguém dizer o que está no Art.1º da Constituição Federal de 1988, em seu Parágrafo Único, ou seja, que “todo o poder emana do povo” , costumamos associar essa declaração ao contexto eleitoral, esquecendo-nos do verdadeiro engajamento social que deve ocorrer no processo de gestão pública.

 

Apesar de as pessoas não terem ciência disso, sabe-se que a participação popular deve ser incentivada mesmo após seus representantes assumirem as funções para as quais foram eleitos. Afinal, a eleição é tão-somente um processo que se inicia e que se estenderá por mais tempo.

 

Dessa forma, é de suma importância que todos os investidos de cargos públicos, por meio de eleição ou não, promovam esse engajamento social objetivando ter uma gestão pública participativa.

 

Por esse motivo, listaremos, aqui, 4 formas de fazer isso, já que essa participação é se constitui em uma importante peça do processo democrático.

4 formas de promover o engajamento social no processo de gestão pública:

 

1 – Criação de Conselhos:

 

A criação de grupos que estejam mais próximos à população é essencial para atender demandas pontuais, principalmente de setores mais vulneráveis da sociedade.

 

Assim, a sugestão é que sejam criados, por exemplo, Conselhos que prestem auxílio a:

 

    • Moradores de rua;
    • Pessoas da melhor idade;
    • Crianças e adolescentes;
    • Mulheres, em especial àquelas que sofrem agressões (físicas ou psicológicas);
    • Família, de modo geral.

 

2 – Consultas Públicas:

 

A ideia é criar um Portal na internet de modo a estreitar o relacionamento com o cidadão. Nele, é possível propor a criação de leis, opinar sobre temas e preocupações relevantes da comunidade, bem como de matérias que já estejam em tramitação nas câmaras municipais.

 

Quanto maior o engajamento social no processo de gestão pública, maior será o nível de transparência do Governo, principalmente pela facilitação no acesso à informação, sem falar na própria confiança da população.

 

3 – Ouvidoria Municipal:

 

Ouvir o que o cidadão tem a dizer é parte intrínseca da gestão pública. Manter um canal de comunicação aberto fará com que ele se sinta acolhido em suas demandas, sem mencionar o fato de que é um direito seu.

 

Ademais, é uma ferramenta estratégica para a própria Secretaria Municipal, que pode utilizá-la como forma de coibir ações de improbidade e procedimentos que firam a imagem da Administração perante a sociedade.

 

4 – Orçamento Participativo:

 

Esse é o meio pelo qual a gestão pública decide, juntamente com a sociedade, a melhor maneira de destinar as receitas do Município, sejam elas geradas por meio de arrecadação ou de repasse.

 

Estabelecer prioridades respeitando os anseios dos cidadãos é uma das maiores provas de que o Governo está realmente a serviço da sociedade e que deseja um verdadeiro engajamento social.

 

Cientes do que, de fato, ocorre na Administração Pública e sendo parte ativa dela, a população aumenta seu senso de pertencimento, o que suscitará mais buscas por soluções, por alternativas, por vezes até inusitadas, do povo, para o povo e pelo povo.

 

Fonte: Editores do Blog.

 

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário