O Airbnb é um serviço online comunitário que está fazendo a seguinte exigência: anfitriões profissionais que estejam fora da América do Norte devem mostrar aos hóspedes todas as taxas de serviços cobradas.
O objetivo dessa atitude é eliminar a taxa de serviço cobrada aos hóspedes. Taxa essa cobrada por anfitriões que utilizam os softwares de terceiros. Atualmente, os hosts pagam 3% e o restante do valor é incluído no preço listado aos hóspedes por meio da taxa de serviço. Com a mudança, os hosts passarão a pagar sozinhos os 15%.
Segundo a Airbnb, os primeiros testes aumentaram as reservas em 17%. Apesar disso, a Airbnb recebeu críticas de alguns anfitriões e preferiu não comentar a respeito.
O ramo hoteleiro e os administradores profissionais de propriedades solicitaram essa mudança, uma vez que perceberam que, assim, proporcionariam listagens em diferentes plataformas, porém mantendo o mesmo valor, conforme destaca Vincent Breslin, presidente-executivo da plataforma de software de gerenciamento de anúncios.
Alguns pequenos administradores temem não conseguir se sustentar perante a mudança exigida. Johnny Buckingham administra nove anúncios do Airbnb nos Estados Unidos e não gostaria de aderir à nova regra. Além disso, ele considera que os anfitriões deixarão de usar um software para divulgar em outras plataformas e serão obrigados a aderir à divulgação na Airbnb.
Fonte: Grupo Editores do Blog.