A hora e vez do governo 4.0

por Grupo Editores Blog.

 

governo 4.0 está sendo cada vez mais debatido por nações em todo o mundo, que buscam maneiras de economizar seus recursos. A prática, que visa melhorar o funcionamento do Poder Público, deve tomar de conta de todos os países.

 

Utilizando a tecnologia como sua principal aliada, diferentes governos estão reduzindo seus cursos enquanto otimizam processos internos. E tudo isso, é claro, enquanto garante um serviço de qualidade para a população, que conta com mais praticidade do que nunca.

 

Confira o nosso artigo para saber mais sobre esse tipo de governo!

 

Qual é o objetivo do governo 4.0?

 

Quando falamos do governo 4.0, o grande objetivo dessa modernização é melhorar os serviços públicos de diferentes países. Por meio do ambiente digital, é possível otimizar os recursos do Poder Público para melhor atender a população do Brasil.

 

Com o auxílio da tecnologia, é possível reduzir os custos cerca de 1 trilhão de dólares por ano, segundo dados divulgados pela consultoria McKinsey. Isso traria uma economia significativa para um país em crise como o nosso.

 

Além desse benefício, é possível destacar que os serviços, quando feitos online, acabam sendo mais agradáveis para a população. A transparência dos meios digitais também merece destaque, o que mostra que os gastos públicos estão de acordo com o esperado.

 

Medidas que visem tornar os dados públicos mais transparentes fortalecem a nossa democracia, e aumenta a moral do governo com o cidadão comum. Mostrar serviço é importante para tornar a imagem do Poder Público mais positiva.

 

No mais, diversos países do mundo, buscando fortalecer a sua atuação, e ajudar a sua população, já estão em busca da implementação do chamado governo 4.0, que conta com o objetivo de otimizar a atuação dos órgãos governamentais na sociedade.

 

Digitalização é necessária para o governo

 

O processo de digitalização é extremamente importante para o futuro dos governos de todos os países. E quando falamos disso não estamos nos referindo à informatização, voltado para o simples uso de computadores no serviço público.

 

Aqui, estamos falando do processo de digitalização, que busca tornar os serviços prestados pelo governo mais acessível. Para isso, utilizamos do ambiente digital para facilitar com que o básico seja acessado por quem de fato precisa disso.

 

Tendo em vista que boa parte da população global hoje é idosa, e a estimativa é que isso aumente nos próximos anos, esse processo deixa de ser uma opção para se tornar uma necessidade. Idosos não podem pegar filas para contarem com serviços básicos.

 

Contudo, ao conseguir fazer isso pelo smartphone, por exemplo, esse problema já é resolvido. As próximas gerações, cada vez mais familiarizadas com a internet, não devem enfrentar dificuldades em se adequar a esse novo cenário.

 

Serviços essenciais disponibilizados na internet

 

Como já dissemos, a ideia do governo 4.0 é disponibilizar os seus serviços em ambiente digital. Um bom exemplo de país que está implementando essa ideia com sucesso é o da Dinamarca, um dos mais tecnológicos em todo o mundo.

 

Nesse país em questão, o governo criou uma identidade, que funciona como o RG, para todo cidadão maior de 15 anos. Por meio desse cadastro, acessível pela internet, o indivíduo tem acesso a diversos serviços disponibilizados pelo governo.

 

Transações podem ser feitas pela plataforma, além da solicitação da aposentadoria e outros serviços. Tudo isso pode ser acessado em um único lugar, sem a necessidade de ter que fazer o download de outras ferramentas para contar com todas as funcionalidades.

 

São mais de 100 serviços disponibilizados por meio disso, sem a necessidade do cidadão fazer nenhum procedimento pessoalmente. Até mesmo a matrícula dos filhos em escolas pode ser feita por meio dessa plataforma.

 

Segundo dados de pessoas que trabalham no próprio governo, a economia por conta de tais serviços já chega a 1 bilhão de coroas dinamarquesas, equivalentes a quase 600 milhões de reais. A mudança é bastante significativa para os cofres públicos.

 

Não é preciso ter dinheiro para começar

 

Muitos imaginam que é necessário muito dinheiro para implementar tais mudanças, porém, isso não é bem verdade. Um bom exemplo disso é o país da Estônia, que fazia parte da União Soviética, e teve que “se virar” após o fim dessa nação.

 

Após conseguir sua independência, o país se viu perdido, afinal, 98% da sua renda vinha da Rússia, país que havia cortado relações. O orçamento era pouco, a renda por cada cidadão era baixíssima, e o cenário parecia catastrófico para os moradores do local.

 

No entanto, com uma política que visava desburocratizar processos governamentais, a Estônia enxergou na internet uma forma de se manter. Disponibilizando seus serviços em ambiente digital, foi possível se modernizar enquanto economiza recursos.

 

A empreitada se mostrou um sucesso, e hoje, a Estônia é o país que mais conta com serviços governamentais disponíveis na internet. Os únicos que ainda precisam ser realizados de maneira presencial, em todo o país, são os seguintes:

 

    • registro de imóvel;

 

    • casamento e divórcio.

 

 

Estima-se que a Estônia economizou cerca de 840 anos de trabalho de seus moradores apenas com essas mudanças. São a melhor prova de que, com uma gestão séria, mesmo com poucos recursos, é possível fazer a diferença.

 

Brasil ainda tem longo caminho a percorrer

 

O Brasil está avançando na implementação de um governo 4.0, porém, os avanços acontecem de maneira vagarosa. No entanto, já é possível notar um grande número de funcionalidades sendo disponibilizadas online.

 

Serviços do INSS, FGTS, além de transações bancárias, já podem ser feitos quase que inteiramente pela internet. A tendência para os próximos anos, visando economizar recursos, é que novos serviços sejam implementados.

 

Contudo, a integração entre as ferramentas ainda é um problema sério. Para contar com cada serviço, é preciso baixar um app diferente toda vez, além de realizar cadastro em cada um deles, e preencher vários formulários para realizar um simples processo.

 

integração entre as ferramentas, visando otimizar tempo e recursos dos cofres públicos, é de extrema importância para o futuro. Garantir um melhor funcionamento do setor público é possível, no entanto, é preciso vontade e um planejamento sólido para isso.

 

Fonte: Grupo Editores do Blog.

 

 

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário