6 desafios e boas práticas na gestão pública municipal

por Grupo Editores Blog.

 

Meta-descrição: Os municípios possuem importantes competências e desempenham um papel fundamental na nossa organização política. Vamos conhecer os principais desafios enfrentados na gestão pública e exemplos de boas prática na administração municipal.

 

Os municípios desempenham um papel importante em nossa sociedade, sendo a representação do poder público mais próxima no dia a dia. Desempenhando diversas competências constitucionais importantes e na entrega de serviços públicos básicos ao público, os governos municipais podem acabar sobrecarregados e enfrentando diversos desafios.

 

Vamos falar um pouco sobre os principais desafios na gestão pública municipal e quais ações podem tornar os serviços municipais internos e externos mais eficientes.

 

1. Falta de verba e dívidas

 

A primeira coisa que precisamos falar é sobre a questão das verbas destinadas aos municípios, que são drasticamente menores quando comparadas com os estados e a União.

 

Com tantas funções a serem desempenhadas e uma baixa arrecadação, boa parte dos municípios brasileiros estão endividados e enfrentam um cenário de incerteza financeira. Muitos deles dependem completamente dos repasses federais e estaduais, simplesmente porque não são capazes de arrecadar o suficiente para se manterem ou por estarem afundados em dívidas milionárias e até bilionárias.

 

Este, com certeza, é um dos problemas que afeta todas as esferas da atuação municipal, que fica limitada por falta de recursos.

 

2. Gestão otimizada dos municípios

 

Outra coisa precisa ser dita: muitos dos problemas dos municípios, inclusive as dívidas que mencionamos, provêm de uma má administração contínua, vez que muitos governantes não se preocupam com os efeitos de longo prazo de suas ações na prefeitura.

 

Uma forma de se otimizar os serviços municipais e a máquina administrativa municipal como um todo é adaptando e modernizando sua estrutura e criando uma cultura de memória institucional, sobre o que falaremos a seguir.

 

3. Capital humano e memória institucional

 

Os concursos públicos têm um objetivo que vai além da igualdade de oportunidades e evitar o nepotismo: também é uma forma de se montar equipes qualificadas e experientes dentro da administração municipal, que será capaz de prestar um serviço de qualidade de forma contínua e baseada no acúmulo do conhecimento sobre as questões que a prefeitura precisa lidar.

 

Entretanto, muitos municípios enfrentam uma substituição constante nas suas equipes, o que contribui negativamente para a solidificação das instituições municipais.

 

4. Otimização das despesas públicas

 

Já comentamos que o orçamento dos municípios é apertado, e isso se agrava mais ainda quando não há uma boa gestão desse orçamento, através de uma boa gestão dos gastos públicos, que deve ser uma prioridade.

 

Essa otimização deve atingir todos os aspectos orçamentários do município, considerando os seus gastos de manutenção e os seus investimentos nos serviços prestados à sociedade.

 

5. Estrutura e mecanismos legais do município

 

Uma tendências dos municípios que tem procurado enfrentar as suas dificuldades é a modernização de suas estruturas, que vai desde a revisão de cargos, gastos de manutenção e outras questões internas até a otimização nas suas compras e contratação de serviços para, literalmente, fazer os recursos públicos valerem mais.

 

Da mesma forma, apesar de os municípios estarem submetidos às constituições estaduais e Federal, a revisão e modernização do seu aparato legal também é uma forma de enfrentar a complicada burocracia instituída nos serviços públicos nas últimas décadas de administração.

 

6. Disciplina e acompanhamento de metas

 

Cada vez mais a administração dos municípios, e da máquina estatal como um todo, passa a ser vista como um organismo assemelhado às empresas privadas: é preciso planejamento, investimentos, disciplina e metas a serem alcançadas.

 

É preciso que o administrador saiba se atentar às necessidades imediatas do município, mas também tomar ações que possam se desenvolver e trazer resultados mais benéficos com o tempo.

 

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário