15 PROGRAMAS DE INOVAÇÃO PARA O SETOR PUBLICO

por Grupo Editores Blog.

 

Quando o assunto é inovação, a tendência é associar o conceito apenas à iniciativa privada. Porém, há diversos projetos e iniciativas que visam implementar soluções inovadores no setor público.

 

Seja por meio da tecnologia, da conscientização ou do investimento em empresas que entreguem soluções, diversos programas, iniciativas e associações foram criados com o objetivo de aprimorar os serviços públicos, facilitando seu acesso, tornando-o mais simples e contribuindo positivamente com a vida da comunidade.

 

O advento da pandemia do novo coronavírus trouxe novos desafios ao setor público e, consequentemente à essas organizações que fomentam soluções inovadoras, as quais têm criado diversas iniciativas para contribuir positivamente com esse desafio.

 

Investindo e fomentando a inovação, promovendo ações de conscientização ou oferecendo um ambiente para estudos e testes de novas práticas, os 15 programas de inovação para o setor público que listamos a seguir seguem impactando a vida de milhares de pessoas com suas iniciativas.

 

1. Rede Paulista de Inovação em Governo (iGov SP) – Brasil

Criada em 2007, a Rede Paulista de Inovação em Governo (iGov SP) é um portal onde servidores públicos podem compartilhar suas experiências, sugestões e conteúdos voltados para aprimoramento da gestão pública, criando iniciativas que refletem benefícios para a população.

 

2. Plano nacional de Internet das Coisas – Brasil

O conceito de Internet das Coisas pode ser entendido como a conexão de objetos cotidianos à rede de internet, constituindo uma rede de objetos capazes de transmitir dados.

Baseado nesse conceito foi elaborado o Plano Nacional de Internet das Coisas, cujo principal objetivo é monitorar e organizar formas de incentivar o desenvolvimento da tecnologia.

 

3. MobiLab – Brasil

O programa MobiLab, iniciativa da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) da prefeitura de São Paulo, promove incentivos a projetos de inovação na área da mobilidade urbana.

Uma das inovações impulsionadas pelo MobiLab foi o aplicativo ParkNet, que ajuda pessoas idosas e com deficiência a encontrarem vagas para estacionar.

 

4. GovLab – Estados Unidos

Fundado em Nova York, no ano de 2012, o GovLab é um centro de pesquisas cujo principal objetivo é fazer com que os governos repensem suas formas de atuação.

 

5. New Urban Mechanics – Estados Unidos

Iniciativa criada em 2010 em Boston, nos Estados Unidos, o New Urban Mechanics é um centro de pesquisas que tem como principal objetivo avaliar novas abordagens para o governo que impactarão positivamente a sociedade.

 

6. Centre for Public Service Innovation (Centro para inovação do serviço público) – África do Sul

Criado pelo governo da África do Sul, o Centro para Inovação do Serviço Público (tradução livre do inglês) visa fomentar iniciativas que promovam a inovação do setor público sul-africano.

 

7. Nesta – Reino Unido

A fundação sem fins lucrativos criada no Reino Unido atua em parceria com o governo (e com algumas empresas privadas) para incentivar iniciativas que promovam a inovação dos serviços públicos.

 

8. Futurs Publics – França

A organização criada pelo governo francês atua tornando os serviços públicos mais simples e acessíveis para a população.

 

9. MindLab – Dinamarca

O MindLab é um programa criado pelo governo dinamarquês que reúne empresários e cidadãos na criação de soluções inovadoras que contribuam positivamente com a sociedade.

 

10. Mayor’s Office of Civic Innovation – Estados Unidos

Criado pelo prefeito da cidade de San Francisco – Estados Unidos, Edward M. Lee, o gabinete de inovações cívicas tem por objetivo tornar o governo mais colaborativo e responsivo para os cidadãos.

 

11. Sinapse da Inovação – Brasil

É um programa de incentivo criado em Santa Catarina. Por meio do investimento em start-ups, a iniciativa visa desenvolver a tecnologia do estado de Santa Catarina e aprimorar os seus serviços públicos.

 

12. Innovate Memphis – Estados Unidos

Conectando os setores privado e público, a organização sem fins lucrativos promove soluções inovadoras que contribuem com o aprimoramento dos serviços públicos e impactam positivamente os cidadãos.

 

13. La 27e Région – França

A associação independente criada em 2008 é um laboratório de políticas públicas que promove a implementação de projetos inovadores com o objetivo de aprimorar os serviços públicos.

 

14. Bloomberg Philanthropies – Estados Unidos

Fundada em 2010 por Michael M. Bloomberg, a associação sem fins lucrativos apoia as prefeituras locais na missão de encontrar soluções inovadoras para aprimorar seus serviços por meio da tecnologia.

 

15. The Behavioural Insights Team – Reino Unido

Criada em 2010, a associação também conhecida como The Nudge Unit, utiliza conceitos comportamentais para melhorar os serviços públicos, criando campanhas de conscientização para o público e propondo soluções simples, mas efetivas.

 

Ao redor do mundo muitas são as iniciativas que se voltam para o setor público e nota-se que elas têm se tornado cada vez mais necessárias, sobretudo após o início da pandemia do novo coronavírus.

 

Afinal, é mais do que necessário que também os serviços públicos mantenham-se atualizados e cumpram seus objetivos de maneira cada vez mais eficiente e tornando-se cada vez mais acessíveis para os cidadãos.

 

Fonte: Grupo Editores do Blog.

 

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário