As soluções que podemos esperar em 2020 para o setor público.

 

A tecnologia avança freneticamente e traz novas experiências e soluções para as atividades do nosso dia a dia. Ainda que no setor público as coisas sejam mais lentas do que no setor privado, o fato é que as soluções tecnológicas podem facilitar o trabalho dos servidores e gestores públicos.

 

Por isso, a tendência é que grande parte dos órgãos públicos repensem a forma de gestão e comecem a implantar soluções que colaborem no trabalho dentro dos órgãos públicos e na vida dos munícipes.

 

Veja 5 soluções que podem ser colocadas em prática pelo setor público já em 2020:

 

Atendimento digital

 

O atendimento digital já é bastante utilizado pelo setor privado, e a tendência é que cada vez mais o setor público invista nessa modalidade. Ao invés de usar telefone, que muitas vezes não dá conta da demanda, os órgãos públicos passarão a disponibilizar um canal virtual de atendimento.

 

Esse atendimento pode ser executado em um aplicativo mobile ou com um ícone no próprio site do órgão. Assim, o trabalho dos agentes públicos acaba sendo facilitado, pois centraliza-se as informações e os processos em um único canal de atendimento.

 

Isso facilitaria muito também o acesso das pessoas aos serviços públicos. Dessa forma, o munícipe não precisaria se deslocar até os órgãos públicos para resolver seus problemas.

 

Inteligência artificial

 

E por falar em atendimento, o uso da inteligência artificial é uma grande tendência a ser implantada nos órgãos públicos. Ao invés de um servidor fazer esse contato com o público, o atendente virtual fará a primeira filtragem das informações e direcionará o atendimento para o departamento que a pessoa deseja.

 

Essa é uma solução que pode fazer muita diferença no setor público. Desse modo, a inteligência artificial filtra a informação e executa o processo de atendimento de forma mais assertiva.

 

Redução no uso de papéis e geração de resíduo

 

Quando se fala em atendimento online, a tendência é que os processos passem a ser tramitados cada vez mais no ambiente virtual. Isso significa otimização do tempo e redução do uso de papéis nas repartições públicas.

 

Com isso, acaba de vez com a necessidade de arquivos físicos e tudo fica armazenado em softwares em nuvem, ou seja, é mais segurança no arquivamento das informações e menos geração de resíduo.

 

Treinamentos de servidores on-line

 

Contratar palestrantes e oferecer treinamentos presenciais é uma coisa que vai diminuir cada vez mais no setor público. A dificuldade em estabelecer uma agenda que agrade a todos os servidores e a facilidade em encontrar cursos online será um fator decisivo na qualificação do servidor.

 

Logo, disponibilizar cursos e palestras de forma online facilita a vida do servidor, que poderá se qualificar em qualquer computador ou celular com acesso à Internet.

 

Trânsito inteligente

 

Uma solução que podemos esperar em 2020 é o investimento em trânsito inteligente. O aumento do fluxo de carros faz com que inúmeras cidades enfrentem problemas com congestionamentos, falta de vagas para estacionamento, poluição entre outros.

 

Dessa forma, investir no trânsito inteligente pode amenizar esses problemas. Um exemplo são os semáforos inteligentes que controlam o tempo de fechamento e abertura, de acordo com o fluxo de veículos na via. Assim, os semáforos inteligentes vão otimizar o trânsito e evitar que haja congestionamento ou grandes filas de automóveis.

 

Fonte: Editores do Blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *