Em reconhecimento ao trabalho executado pela Corregedoria-Geral do Município e aos investimentos em uma política de transparência e integridade, Vitória da Conquista conquistou o terceiro lugar na categoria “Demais entes federais, estaduais, municipais e distritais” do Concurso de Boas Práticas Correcionais, promovido pela Corregedoria-Geral da União (CGU).
O município deixou para trás a Prefeitura de Porto Alegre, o estado de Mato Grosso e o Distrito Federal, concorrentes na etapa semifinal, sendo o único ente da federação em todo o Norte-Nordeste premiado pela Corregedoria-Geral da União.
O corregedor-geral do Município, Antônio Gabriel Oliveira, destacou que o resultado alcançado no concurso da CGU ocorreu em razão de uma série de práticas implementadas a partir de 2022. Entre elas, a criação da Corregedoria, que até junho de 2022 não existia. “Isso conferiu maior potencial e mais ferramentas de controle e apuração das denúncias”, afirmou o corregedor.
Antônio Gabriel mencionou também a criação de uma gratificação por produtividade direcionada aos membros das comissões, com o objetivo de remunerá-los pelos atos praticados no processo, sendo irrelevante se o resultado é ou não a aplicação de uma sanção. “Tudo isso culminou numa redução de cerca de 70% da demanda represada, reduzindo drasticamente também o tempo de tramitação dos processos, o que gera mais efetividade na atividade correcional”, declarou.
O secretário municipal de Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção, Mateus Novais, destacou a importância da premiação: “Estar entre grandes estados e capitais como o único município do interior do país premiado nos enche de orgulho. É o reconhecimento ao trabalho dos servidores que atuam na Corregedoria”, disse. Segundo Mateus, o prêmio é uma clara demonstração de que a visão do Governo Municipal em investir em ações de prevenção e combate à corrupção está dando resultado.
Fonte: https://www.pmvc.ba.gov.br/vitoria-da-conquista-e-o-unico-municipio-do-pais-premiado-em-concurso-promovido-pela-corregedoria-geral-da-uniao/