Os contribuintes que não andavam em conformidade com seus impostos podem começar a se organizar e acertar todos os pormenores, pois a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) de Rondônia está sendo cada vez mais assertiva em sua vigilância.
Com a inauguração do Sistema Cartão Cidade, no dia 25 de setembro de 2020, a Sefin tem como objetivo ajudar os municípios que compõem o estado a organizarem, verificarem e partilharem os enormes volumes mensais de informações recebidas por meio das operadoras de cartão.
Com uma quantia que chega a trinta e dois milhões de dados por mês, a meta desta empreitada é utilizar este sistema para realizar o lançamento e confrontar as informações fornecidas pelos contribuintes, a fim de identificar qualquer evasão nas receitas não declaradas e recuperá-las rapidamente.
Esta é uma maneira eficaz de otimizar a cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS) e seus resultados possuem uma expectativa de serem tão positivos que a plataforma poderá, inclusive, ser migrada para outros estados brasileiros que possuam interesse.
Vale ressaltar, ainda assim, que em épocas de LGPD, todos os dados financeiros serão protegidos pelo sigilo fiscal e bancário, garantindo a privacidade dos cidadãos envolvidos e evitando que ocorram vazamentos destes detalhes tão importantes.
Fonte: Grupo Editores Blog.