Setor que mais cresce em Joinville, serviços lideram no emprego e no PIB.

por Grupo Editores Blog.

 

 

Depois de tomar a liderança no ranking do emprego em 2015, o setor de serviços tem ampliado a vantagem sobre a indústria em Joinville no mercado de trabalho. Hoje, são 86 mil trabalhadores no segmento, enquanto que as empresas industriais empregam 72 mil pessoas. Em 2019, Joinville abriu 8,4 mil vagas até o final de novembro, sendo 4,2 mil no setor de serviços.

 

O setor já responde por uma fatia de 54% do PIB, conforme dados divulgados em dezembro pelo IBGE, com 2017 como ano de referência. Há cinco anos, o segmento era responsável por 47% da criação da riqueza em Joinville. A participação da indústria caiu de 41% para 33% nesses cinco anos. O restante do PIB é formado pela administração pública, agropecuária e impostos.

 

Mais ISS

 

Há outros impactos do setor de serviços na economia de Joinville. Nesse intervalo, a receita da prefeitura com o Imposto sobre Serviços, o ISS, deu um salto, passando de R$ 165 milhões para R$ 260 milhões anuais.

 

Neste momento, o avanço dos serviços é a principal transformação econômica de Joinville, ainda que não possa ser considerada uma ruptura porque a indústria também c6resce, mesmo que em menor velocidade.

 

Fonte: NSC Total.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário