Um projeto no Rio Grande do Sul promete transformar esgoto em água limpa, que será usada para produção de hidrogênio verde, combustível produzido sem emissão de gás carbônico e que não deixa resíduos no ar.
O trabalho será desenvolvido em uma parceria entre a Rede Brasileira de Pesquisa e Inovação (RBCIP) e universidades participantes da Aliança da Inovação: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
O grupo criou uma rede de laboratórios que vai criar a primeira planta piloto de produção de hidrogênio do Rio Grande do Sul, a partir de energia fotovoltaica, eólica e a energia do GRID (sistema integrado nacional de energia) do estado.
“Ela será diferente de todas já existentes no Brasil, porque é uma planta piloto que, além de produzir hidrogênio a partir de energia fotovoltaica, energia eólica e a energia do GRID, permitirá estudos com a integração das três”, explica Marcelo Fiche, presidente da RBCIP.
Fiche ainda diz que o objetivo do grupo é transformar a rede de laboratórios em um centro de excelência em pesquisas de hidrogênio verde no país. Segundo ele, o projeto deve gerar mais de 500 empregos diretos e indiretos, “além da atração de investimentos para o estado.”
O que é hidrogênio verde?
Hidrogênio verde é uma fonte de combustível produzida a partir de um processo químico conhecido como eletrólise: quando uma corrente elétrica é usada para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água. Caso essa corrente elétrica seja produzida por fontes de energia renováveis (como é a proposta do projeto), então o hidrogênio verde é produzido sem emitir dióxido de carbono na atmosfera.
Um estudo internacional, feito pela consultoria alemã Roland Berger, aponta que o Brasil tem potencial para se tornar o maior produtor mundial em hidrogênio verde.
Em 2021, a demanda global por hidrogênio em todo mundo foi de 94 milhões de toneladas. A maior parte desta demanda foi produzida por meio de fontes fósseis, geralmente gás natural.
Fonte: https://www.metropoles.com/brasil/projeto-gaucho-promete-usar-esgoto-para-producao-de-hidrogenio-verde