ONU divulga ranking de governo digital.

por Grupo Editores Blog.
 
A décima edição do relatório de governo eletrônico das Nações Unidas indica que o Brasil saiu da 51ª para 44ª posição, passando de 0,63 para 0,73 no índice geral de desenvolvimento de governo eletrônico (E-Government Development Index – EGDI). A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (19) e avalia o estado do desenvolvimento de governo digital dos 193 estados membros da Organização.
 
 
O grande destaque do Brasil no relatório da ONU é no ranking de participação social por meios digitais. O País agora é o líder na América Latina, na 12ª colocação, com um índice de participação social por meios digitais (E-participation Index) de 0,97. Na última pesquisa, o País ocupava o 37º lugar, com um índice de 0,72.
 
 
O principal componente a contribuir para o salto brasileiro no índice geral foi a oferta de serviços públicos digitais: o Brasil passou de 0,73 em 2016 para 0,92 em 2018. Para chegar a esse número, 206 pesquisadores voluntários de 89 países acessaram e analisaram, entre agosto e novembro de 2017, os portais nacionais de serviços públicos digitais e de participação social de cada governo, bem como os portais dos ministérios associados a cada serviço, quando aplicável, levando em conta aspectos como a facilidade para encontrar informações e serviços.
 
 
No relatório, disponível em inglês na página da Organização, foram ressaltadas as iniciativas de participação social por meios digitais na construção de políticas públicas, citando a edição do Decreto nº 8.243, de 23 de maio de 2014, que instituiu a Política Nacional de Participação Social, a criação da [participa.br]Plataforma de Participação Social.
 
 
Realizada a cada dois anos, a pesquisa mede a efetividade das ações de transformação digital do governo na prestação de serviços públicos nos países membros e tenta identificar padrões de desenvolvimento e desempenho dessas iniciativas.
 
 
Fonte: Ministério da Econômia

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário