Diferente do que muita gente pensa, quem tem a responsabilidade de administrar o dinheiro do município é o prefeito e não o vereador. Por isso, ele tem a obrigação de garantir o bom funcionamento dos recursos essenciais para população, como:
• Escolas e creches;
• Postos de saúde e hospitais;
• Limpeza da cidade;
• Transporte público;
• Pavimentação das ruas;
• Lazer e cultura.
Além disso, o prefeito tem o dever de apresentar projetos de lei para a Câmara Municipal, e sancionar ou vetar projetos. Assim, a pessoa que ocupa esse cargo público deverá arrecadar, administrar e aplicar o dinheiro em benefício da população.
De fato, gerenciar o dinheiro dos cofres públicos é uma grande responsabilidade. Por exemplo, no ano de 2020, foram repassados R$ 179 milhões somente para o município de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.
Todo o dinheiro repassado aos municípios é arrecadado por meio de impostos que a população é obrigada a pagar ao poder público, como a IPTU, ITBI e o ISS. Além disso, as cidades também recebem repasses do governo do estado e da União.
Então, os impostos recolhidos devem ser usados para pagar as despesas do munícios, como o salário dos funcionários públicos, as ações sociais e as obras.
Fonte: Grupo Editores do Blog.