O fim do euro – quando o motor de crescimento da Europa silenciar para sempre

por Grupo Editores Blog.

 

Durante muito tempo, a Alemanha foi considerada o milagre econômico por excelência, porque, embora o país tenha perdido duas guerras mundiais, conseguiu se tornar o campeão mundial de exportação e defender esse título por muitos anos.

 

Os produtos fabricados na Alemanha eram muito procurados, mas os alemães provavelmente nunca mais conseguirão repetir esse sucesso. O macroeconomista Mike Shedlock, que ganhou vários prêmios por seu blog financeiro, esclareceu por que isso acontece.

 

Shedlock está convencido de que a transição energética é o maior problema da Alemanha. Ele rejeita claramente a alegação de que a guerra russa de agressão à Ucrânia é o motivo do declínio da competitividade. Em vez disso, ele ressalta que os preços da eletricidade alemã já eram os mais altos da Europa antes dessa crise.

 

Portanto, é óbvio que o país deveria ter cedido muito antes em termos de política energética, mas os políticos não quiseram enfrentar esse problema estrutural.

 

A Alemanha já teve um setor de energia solar líder mundial com 110.000 empregos, isso há apenas 10 anos. Mas o acordo de gás com a Rússia, intermediado pelo ex-chanceler Schröder, era tão tentador que o governo de Merkel decidiu interromper os programas de estímulo ao setor solar. A expansão das energias renováveis foi paralisada, 70.000 profissionais do setor solar perderam seus empregos e quase todo o setor migrou para a China.

 

As áreas adequadas para a energia eólica e solar são limitadas e a realização de tais projetos encontra resistência por parte da população. Portanto, foi decidido politicamente construir uma infraestrutura para o hidrogênio limpo, como escreve Shedlock. O problema, entretanto, é que não há valores empíricos para o uso dessa tecnologia na escala necessária. Isso também significa que não é realmente possível dizer se o volume necessário pode ser produzido e, acima de tudo, a que preço.

 

Como resultado, a Alemanha está perdendo cada vez mais no fornecimento de energia barata para a economia, o que inevitavelmente leva a um êxodo que está se acelerando.

 

Além disso, a Alemanha também está sendo ultrapassada tecnologicamente por seus concorrentes. Os carros alemães já foram muito procurados em todo o mundo, mas, como explica Shedlock, o setor automotivo dormiu com a mobilidade eletrônica. A BYD (F:1211) tornou-se a marca de carros mais vendida na China no último trimestre, deixando a VW (ETR:VOWG) para trás. O motivo é simples: se você tiver que escolher entre o Made in Germany by VW (ID3) e um BYD 60% mais barato, com maior autonomia e uma plataforma de software melhor, a decisão é fácil.

 

Outra grande deficiência, que tenho certeza de que todos os leitores podem contar a partir de suas próprias experiências, é a digitalização. Para um país que foi o campeão mundial de exportação há apenas alguns anos, é uma verdadeira acusação estar em 51º lugar no ranking global de velocidade da Internet.

 

No início da década de 1980, o governo de Helmut Schmidt iniciou a construção de uma rede nacional de fibra óptica. Um projeto futurista na época, do qual, se tivesse sido implementado, o país inteiro se beneficiaria hoje. Seu sucessor, o chanceler Helmut Kohl, decidiu, em vez disso, continuar despejando dinheiro na rede de cabos de cobre, que estava em dificuldades.

 

Além disso, há a conhecida escassez de trabalhadores qualificados, que não pode ser remediada nem mesmo pela imigração. A mudança demográfica já é uma realidade há muito tempo e, a cada mês que passa, o número de aposentados aumenta, enquanto o de empregados diminui.

 

Shedlock ressalta que 50% das empresas já estão produzindo menos devido à falta de trabalhadores qualificados. Isso equivale a US$ 85 bilhões por ano.

 

A OECD descreveu a extensão dos desafios enfrentados pelos alemães com as seguintes palavras

“Nenhuma outra grande nação industrializada destruiu tão sistematicamente sua competitividade devido a mudanças nas influências sociais, ambientais e regulatórias.”

Parece que a Alemanha está retornando às suas virtudes originais – uma terra de poetas e pensadores – uma arte de pão e manteiga.

 

Se a Alemanha for irrevogavelmente marginalizada na economia global, isso será outro teste para a zona do euro. O EZB tentaria estimular a economia com dinheiro novo, perdendo completamente de vista a meta de um Inflação de 2%.

 

Os gritos daqueles que propagam um futuro melhor para seu país sem o euro se tornariam cada vez mais altos. As pesquisas de opinião pública dos populistas já estão subindo, de modo que o início do fim da moeda comum parece estar marcado.

 

Fonte: https://br.investing.com/news/economy/o-fim-do-euro–quando-o-motor-de-crescimento-da-europa-silenciar-para-sempre-1122767

 

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