A geração de energia vem ganhando novos métodos para tornar a sustentabilidade mais eficiente no mundo. Além disso, os serviços permitem uma qualidade de vida melhor, pelos planos que a ciência desenvolve.
No entanto, os pesquisadores de um laboratório de São Paulo descobriram ser possível transformar a água de esgoto em energia. Ou seja, o processo permitirá separar os resíduos para criar eletricidade.
Então, conheça a seguir como o projeto funcionará, quais serão os benefícios e como o método poderá contribuir para o meio ambiente. Veja, também, qual é a proposta da nova forma de criar energia elétrica.
Como é a geração de energia pelo esgoto?
O projeto foi desenvolvido por cientistas do Laboratório de Saneamento e Tecnologias Ambientais (LabSanTec), da Universidade de São Paulo (USP). Para tanto, a equipe criou uma célula que usa o esgoto para a geração de energia.
Com isso, o grupo de pesquisadores se concentram em seis unidades do laboratório, que apresentam uma potência de 48W por metro cúbico de volume do sistema. Dessa forma, os cientistas pretendem melhorar a atuação do novo método.
Como funcionará o projeto para criar eletricidade?
Para esse novo projeto, que já foi até solicitado uma patente, o processo é bem-parecido com o sistema de vinhaça, para a produção de etanol. Entretanto, os pesquisadores isolaram os materiais sintéticos e as bactérias eletrogênicas.
Contudo, o projeto também poderá beneficiar as indústrias de produção do etanol e trará um equilíbrio para a redução de resíduos no meio ambiente. No entanto, as estações de tratamento serão mais eficazes.
Será aplicado nos esgotos das grandes cidades, a criação de um sistema inovador para a geração de energia. Dessa forma, a eletricidade será menos desperdiçada.
Fonte: https://engenhariahoje.com/inovacao/geracao-de-energia-com-agua-do-esgoto-confira-como-essas-baterias-funcionam/
1 comentário
[…] orgânico (dejetos de animais, restos de plantações), por ação de bactérias, representando uma energia limpa e renovável. Com esse uso do trator no campo, o investidor vai em direção da modernidade, […]