Como é a medição e monitoramento de emissões de carbono nas smart cities?

por Grupo Editores Blog.

A medição e monitoramento de emissões de carbono são processos cruciais para entender e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Existem várias técnicas e métodos disponíveis para medir e monitorar as emissões de carbono em diferentes setores e atividades.

Como é possível fazer o monitoramento das emissões de carbono

Inventários de emissões de gases de efeito estufa: envolvem a coleta de dados sobre as emissões de gases de efeito estufa de várias fontes. Isso pode ser feito em nível corporativo, municipal, estadual ou nacional.

Monitoramento de energia: é a coleta de dados sobre o uso de energia em uma instalação, incluindo eletricidade, gás natural e combustíveis líquidos. Ou seja, eses dados podem ser usados para calcular as emissões de carbono, e identificar oportunidades para reduzir o consumo de energia.

Análise do ciclo de vida: trata-se da avaliação de todas as etapas de um produto ou processo, desde a extração de matérias-primas até o descarte final. Dessa forma, isso pode incluir a avaliação das emissões de carbono associadas à produção, transporte, uso e descarte do produto.

Monitoramento remoto: envolve o uso de tecnologias como satélites e drones para monitorar as emissões de carbono em áreas remotas ou de difícil acesso. Em outras palavras, pode incluir a monitoração de florestas para detectar o desmatamento e a monitoração de emissões de combustíveis fósseis em locais de produção de petróleo e gás.

Monitoramento de emissões de transporte: inclui a coleta de dados sobre as emissões de carbono de veículos em movimento, como carros, caminhões e aviões. Ou seja, pode ser feito usando sensores de emissões ou equipamentos de medição a bordo.

Cidades referências na diminuição de emissões de carbono

A cidade alemã de Frankfurt é conhecida por suas iniciativas de sustentabilidade. Ao longo dos anos, a cidade tem sido proativa na implementação de medidas para reduzir as emissões de carbono, alcançando uma redução de 10% a cada cinco anos. O objetivo é atingir uma redução total de 50% até 2030. Além disso, a cidade possui uma estação de energia de biomassa que fornece eletricidade para 20 mil famílias, bem como para a indústria e comércio.

Já na Holanda, Amsterdã assumiu o compromisso de reduzir suas emissões de carbono em 40% até 2025, tomando como base o ano de 1990. Ou seja, com foco em garantir um futuro sustentável para seus moradores, a cidade está implementando diversas ações. Dessa forma, realiza a economia de energia, uso eficiente de fontes de energia fóssil e a ampliação do uso de energias renováveis em grande escala.

Você também pode se interessar por:

2 comentários

Como funciona a agricultura urbana e o uso da terra nas cidades inteligentes - AAFIRP 11 de abril de 2023 - 06:43

[…] projetos de agricultura urbana e uso da terra pode ser uma excelente oportunidade para promover a sustentabilidade e a resiliência das comunidades […]

Responder
Construção civil: projeto inovador utiliza algas azuis - Simplifica Já 5 de maio de 2023 - 00:04

[…] ressaltar que outras medidas também podem ser tomadas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na construção civil, como a utilização de materiais sustentáveis, a adoção de sistemas de […]

Responder

Deixar um Comentário