Pesquisas realizadas pela McKinsey sobre inteligência artificial mostram os crescimentos expressivos das ferramentas da IA generativa. 33% dos entrevistados afirmam que suas organizações já estão utilizando a GenAI regularmente, em pelo menos uma função de negócio. Embora o lançamento dessa ferramenta tenha sido feito a menos de um ano, organizações e lideranças esperam efeitos significativos em todas as áreas de trabalho. Esse estudo realizado em meados de abril de 2023 revela que apesar da recente disponibilidade pública da IA generativa, a experimentação de suas ferramentas já é relativamente comum.
Inteligência Artificial Generativa
A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) se refere à utilização de IA, para produzir novos conteúdos, como texto, imagens, música, áudio e vídeos. Essa ferramenta utiliza modelos, que podem realizar várias ações ao mesmo tempo, produzindo tarefas prontas para uso. Nesse contexto de aplicação está incluso resumo, perguntas, respostas e classificações. Também com o mínimo de treinamento, os modelos básicos podem ser adaptados, para casos de uso segmentados com poucos dados.
GenAI utilizada por lideranças
Destacando que quase 25% das lideranças disseram que já utilizam ferramentas da IA generativa no trabalho. Enquanto que mais de um quarto dos entrevistados de empresas, que utilizam inteligência artificial, disseram que a GenAI já está na agenda de seus conselhos. Portanto, a inteligência artificial deixou de ser um tópico das equipes de tecnologia, para tornar-se foco de líderes.
Aumento de investimentos
Outro ponto importante é que 40% dos entrevistados disseram que suas organizações aumentarão os investimentos em inteligência artificial, motivadas pelos avanços da GenAI. A pesquisa mostra que no tema da gestão dos riscos associados, a IA generativa ainda há um longo caminho a ser percorrido.
Empresas que adotam GenAI
As empresas que já haviam incorporado capacidades de inteligência artificial foram as primeiras a explorar o potencial da GenAI. São essas que estão extraindo máximo valor das capacidades mais tradicionais de IA. Esse grupo está sendo chamado de “alta performance em IA” e ultrapassa as demais organizações na adoção de ferramentas de GenAI.
GenAI cresce em todos os segmentos
Destacamos que 70% dos entrevistados informam ter tido ao menos algum contato com a IA generativa no trabalho ou fora dele. A GenAI conquistou expressivo interesse de todos no mundo dos negócios. São pessoas de todas as regiões, setores e níveis hierárquicos. Ela é usada de forma mais intensa por profissionais que trabalham no setor de tecnologia, especialmente na América do Norte.
Funções que mais utilizam GenAI
Entre as funções que mais utilizam essas novas ferramentas, encontramos setores de marketing, desenvolvimento de produtos, atendimento ao cliente e suporte administrativo. As organizações estão aplicando as novas ferramentas nas áreas em que possam gerar o máximo valor.
Empresas não estão resolvendo os riscos da GenAI
Conforme a pesquisa, poucas empresas parecem estar totalmente preparadas para o uso generalizado da GenAI e para os riscos que essas ferramentas podem trazer. Quando perguntados especificamente sobre os riscos envolvidos na adoção da IA generativa, poucos disseram que suas empresas estão mitigando o risco mais citado: a imprecisão.
Empresas líderes em GenAI
Essas empresas de vanguarda também são muito mais propensas a utilizar essa ferramenta, para desenvolver produtos e serviços. Organizações de alta performance em IA, afirmam que o principal objetivo para a GenAI é criar negócios ou fontes de receitas inteiramente novos, por meio das funcionalidades de inteligência artificial.
3 comentários
[…] artificial. Redes de sensores sem fio, Internet das Coisas (IoT), big data e plataformas de inteligência artificial estão sendo integradas às infraestruturas urbanas, transformando-as em entidades capazes de […]
[…] tempo de viagem e os acidentes. Sistemas de transporte público integrados e eficientes utilizam a inteligência artificial para adaptar rotas e horários em tempo real, atendendo às necessidades dinâmicas da população […]
[…] tempo de viagem e os acidentes. Sistemas de transporte público integrados e eficientes utilizam a inteligência artificial para adaptar rotas e horários em tempo real, atendendo às necessidades dinâmicas da população […]