DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES PARA INOVAR

por Grupo Editores Blog.

 

Elaborado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo, em 2017, o 011.lab é um laboratório que trabalha com o desenvolvimento das capacidades para inovação.

 

Nele há projetos estratégicos de aproximação da gestão pública com as pessoas e sobre avanços sobre a eficiência da administração municipal e também, melhorar a qualidade dos serviços públicos em São Paulo.

 

Esse espaço dentro da prefeitura é utilizado para pensar, criar e experimentar inovações dentro do setor público. O desenvolvimento de capacidades para inovar reflete no aprimoramento ou concepção de soluções para problemas profundos que sejam de interesse público, mobilizando comunidades para a prática de inovação pública, pensando a melhor execução de serviços e preparando os servidores dessas redes para que sejam executores e propagadores dessas práticas, a fim de melhorar os serviços para a população como um todo.

 

O 011.lab, que é essa plataforma de iniciativas, atua em três frentes: mobilizar comunidades para a prática de inovação pública, desenhar e melhorar serviços públicos e desenvolver capacidades para inovar em servidores.

 

Essas respostas aos desafios públicos atuais são tentativas de avaliar e executar políticas públicas baseadas nas necessidades das pessoas, contribuindo para uma mudança organizacional sistêmica do governo.

 

Vamos apresentar alguns dos projetos que podem ser atrativos principalmente para aqueles que trabalham com gestão pública municipal ou estudam sobre o tema. No site você também encontra livros, cartazes e muito mais para dialogar sobre inovação, o processo de desenvolvimento de capacidades para inovar e as transformações acarretadas por essas iniciativas, tanto no órgão público quanto na relação dele com as pessoas.

 

 

Projetos de desenvolvimento de capacidades para inovar

 

 

Programa Municipal de Linguagem Simples

 

A comunicação dos serviços públicos com a população não pode apresentar barreiras burocráticas ou técnicas, que acabam dificultando o acesso dos cidadãos a esses serviços.

 

Uma comunicação simples, eficiente e inclusiva é um desafio enfrentado não só em São Paulo, mas em todas as cidades e em todas as esferas de serviços.

 

Três em cada dez brasileiros adultos têm dificuldades em interpretar textos, por isso, o projeto busca ser um auxílio na hora de simplificar um documento para torná-lo mais acessível, sem excluir a formalidade que se pede nesse material.

 

O objetivo desse programa é simplificar a linguagem usada na comunicação da Prefeitura de São Paulo com a população. Isso é feito mediante capacitação de servidores para trabalharem com a linguagem simples engajando e mostrando a importância do tema onde pode ser empregado métodos e ferramentas práticas para essa facilitação.

 

Trabalha também pela simplificação efetiva de documentos através de projetos e mecanismos de apoio seguindo a metodologia desenvolvida pelo programa para as necessidades específicas de São Paulo. Além disso, o intuito é formar uma rede de colaboração e conhecimento entre os servidores, em torno da pauta Linguagem Simples.

 

No nosso site você pode fazer um teste onde, respondendo a algumas perguntas, é possível verificar se o seu documento está com a linguagem simplificada, e recebe dicas para entender como fazer essa mudança.

 

 

Criando Capacidades no Time de Serviços Digitais

 

Em uma parceria da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização em Serviços Públicos com o 011.lab, foi desenvolvido um processo para a elaboração de soluções para problemas que a própria equipe apresenta em relação à inovação, desenvolvendo capacidades para lidar com essa mudança e participar do processo de inovação no trabalho.

 

Aqui observa-se os critérios de escolha para digitalização de um serviço, inclusão do cidadão no processo de digitalização e coordenação de servidores resistentes à digitalização.

 

Cartografia Social

 

Desenvolvido em parceria do 011.lab com a equipe da Coordenadoria de Inclusão Digital (CID) da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo, esse projeto tem como intuito testar de forma ágil as metodologias para aproximação e melhor compreensão de territórios que possuem os equipamentos Fab Lab Livre – Laboratório de Fabricação Digital.

 

Implementação do Processo Eletrônico na PMSP

 

Com a identificação de padrões regulares de servidores públicos na gestão da mudança na Administração Municipal, a equipe responsável pela implementação do processo eletrônico na Prefeitura de São Paulo em parceria com a Coordenadoria de Gestão da Tecnologia de Informação e Comunicação (CGTIC) da SMIT, desenvolveu uma forma de documentar esses conhecimentos adquiridos sobre os servidores e as estratégias utilizadas para cada um deles.

 

Cursos e capacitações

 

Visando o pleno desenvolvimento das capacidades de inovar, um dos eixos que o programa apresenta são os cursos EAD e as capacitações.

 

O curso apresenta e aprofunda a discussão sobre o uso da linguagem simples no setor público, e te ensina uma estrutura eficiente para simplificar documentos complexos e escrever textos com linguagem acessível a todos.

 

A capacitação pode acontecer de forma presencial, virtual ou em fóruns. Ela prepara servidores e servidoras com exercícios práticos de simplificação.

 

Fonte: Grupo Editores do Blog.

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