A Covid-19 apressou as transformações digitais em todo os país. O setor público tornou-se o principal usuário desse novo modelo tecnológico imposto pela pandemia que provocou mudanças profundas nos hábitos e comportamentos da população e as prefeituras precisam se adequar a essas transição.
Digitalização de Serviços Públicos
De acordo com um estudo da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) , desde o final da década de 1990, vários países têm destinado grandes investimentos a projetos de governo eletrônico (e-government) com o objetivo de oferecer de maneira virtual, informações e serviços para cidadãos e empresas.
Entre as principais capacidades de transformação ocasionadas pela implementação de projetos de e-government estão a redução de custos de comunicação e informação, o aumento da eficiência, a ampliação do alcance e o aprimoramento da qualidade dos dados.
Outros fatores validados são o aumento da transparência, a relativização da distância, o aprimoramento da qualidade do serviço prestado e, não menos importante, fazer juz a uma democracia participativa.
Redução de Custos
A grande vantagem está relacionada à diminuição de custos. Dados do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações informam que o emprego de processos de digitalização chega a gerar uma economia de até 97% nos gastos com atendimento do setor público.
No panorama atual, em que as administrações públicas se vêem tomadas pelas solicitações de controle de gastos, a modernização dos serviços se apresenta, portanto, como uma opção viável para reduzir as contas.
Eficiência
Para o jurista Hely Lopes Meirelles, “a função administrativa já não se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros”, e acrescenta que “o dever da eficiência corresponde ao dever da boa administração”.
Nesse sentido, a transformação digital se mostra uma parceira considerável no no intuito de oferecer mais comodidade à população. A demanda pela constante melhora da eficiência vem crescendo como consequência de um maior acesso à informação e da conscientização da população no que se refere aos seus direitos.
Afirmou o presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Caio Mario Paes de Andrade, em debate sobre os impactos provocados pela pandemia do Covid-19 na gestão pública, “o estado precisa ficar mais eficiente, melhorar a sua gestão, e isso somente pode ocorrer por meio da transformação digital”.
Na ocasião, o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro, informou que no período da pandemia, de 15 de março até 4 de junho, o governo atingiu a marca de 150 serviços digitalizados. “Aceleramos o nosso processo de transformação digital, oferecendo praticamente dois serviços digitalizados por dia”.
Prefeituras
Ao passo que setor público de modo geral está reunindo esforços para expandir o uso de tecnologia, as prefeituras ainda precisam percorrer uma longa trajetória nesse propósito. Considerando que as administrações municipais são responsáveis pela maior parte dos serviços utilizados pelos cidadãos em sua rotina nos setores essenciais como saúde, educação e arrecadação de impostos, administrações municipais são as principais beneficiárias da transformação digital.
A automatização de processos surge como a principal vantagem para os entes municipais no âmbito da modernização e digitalização dos serviços, permitindo total integração entre os diversos serviços da gestão de recursos humanos, órgãos, sistemas utilizados na administração municipal ou convênios externos.
Através de relatórios, consultas, estatísticas e business intelligence, é possível fornecer dados precisos e seguros aos gestores e a órgãos como Tribunal de Contas, Ministério do Trabalho, Receita Federal, agregando mais agilidade e eficiência à prestação de serviços, diminuindo a ocorrência de erros em processos de solicitação de documentos e maximizando o acesso às informações dos portais de transparência pública.
No atual contexto de uma pandemia, um exemplo de como esse trabalho pode agregar valor de forma contínua está nas ações relacionadas ao setor da Saúde. Através de aplicativos, diversas cidades de todo o país já estão conseguindo diminuir as filas para procedimentos cirúrgicos e consultas por meio da gestão inteligente e automatizada de informações, oferecendo, ainda resultados de exames e agendamento de procedimentos, serviços que, caso não fossem oferecidos iam contribuir para um colapso sem precedentes.
Cabe às prefeituras elaborar métodos eficientes de modernização das tarefas de modo de modo a afetar o mínimo possível a continuidade de seus serviços. Para isso, a saída é buscar parcerias que tornem essa trajetória mais em conta, prática e consciente, afinal, a revolução digital é irreversível e todos só têm a ganhar.
Fonte: Lorena Loureiro, Convidado do Grupo Editores do Blog.