Com os avanços da tecnologia, tudo se tornou ainda mais ágil. Basta utilizar um smartphone para realizar qualquer tipo de serviço, desde a compra do supermercado até o pagamento das contas do mês.
Tendo em vista esse cenário cada vez mais dinâmico, as empresas tiveram que se adequar, inclusive os órgãos públicos, a fim de atender melhor e com mais agilidade.
A otimização de tempo, a diminuição de burocracias e a redução de custos são fatores que têm se mostrado vantajosos para o setor público, em termos de tecnologia em seus processos. Isso sem contar com a satisfação dos munícipes.
Por conta disso, muitas prefeituras apostam na chamada “Prefeitura Digital”, termo voltado para os avanços tecnológicos e a otimização da Gestão Pública nos tempos atuais.
Trata-se de um investimento estratégico que, em curto, médio e longo prazo, podem gerar uma série de benefícios para os processos como um todo.
Um bom setor e sistemas de Tecnologia de Informação, juntamente com uma gestão profissional, podem ser eficazes para melhorar a tomada de decisão, organização, otimização de tempo, melhorar a prestação de serviços à sociedade e facilitar o cotidiano dos cidadãos.
Assim como empresas mais tradicionais, algumas prefeituras e secretarias mais burocráticas e “arcaicas” ainda resistem à implementação do digital em suas rotinas administrativas. Medo de perder documentos, do serviço não funcionar e de perder o controle das atividades ainda são recorrentes.
Além disso, o valor dos investimentos, em um primeiro momento, parece caro demais para a administração pública arcar. Porém, o retorno é muito maior e irá facilitar o cotidiano dos departamentos.
Confira alguns dos principais benefícios de implementar uma Prefeitura Digital:
Unifica as informações
O uso do armazenamento em nuvem, além de ser muito mais seguro para os documentos, em comparação com almoxarifados, por exemplo, é muito útil para unificar informações em uma mesma base de dados.
Com o seu uso, é possível cruzar esses dados e otimizar os trabalhos, oferecendo melhores condições para a tomada de decisão. Para aplicá-lo, não são necessários servidores e uma grande infraestrutura, o que garante economia para os setores.
Também é possível criar serviços voltados para os munícipes com dados armazenados em nuvem, como:
– Atendimentos;
– Informações;
– Cadastros de forma online.
Consequentemente, desburocratiza o acesso à informação e aos serviços dos departamentos, além de um maior controle por parte da gestão, em relação aos dados dos usuários.
Melhora a transparência
Independentemente se você é do ramo de Gestão Pública ou não, a transparência na gestão é essencial. Ela garante maior credibilidade, confiança e força para a gestão como um todo.
A tecnologia pode ser amplamente usada para que a prefeitura tenha uma relação ainda mais transparente com a população, tanto nos setores públicos, quanto nos privados.
Através de plataformas online, transações, registros e dados em geral podem ficar disponíveis para diversas pessoas acessarem sempre que necessário.
Melhora a produtividade da equipe
Uma equipe que trabalha com processos ágeis, fáceis e sem burocracias excessivas com certeza são mais produtivas.
Com tecnologia, o cotidiano é otimizado, as ferramentas funcionam melhor e mais rápido, os atendimentos são mais positivos e sobra mais tempo para focar em questões mais complexas da administração pública.
Fonte: Grupo Editores Blog.