As redes sociais são ferramentas poderosas para aproximar as pessoas e facilitar o diálogo. Elas também podem ser usadas para melhorar a comunicação entre os governos/políticos e os cidadãos.
A partir de agora, iremos analisar alguns casos de sucesso envolvendo prefeituras brasileiras e os principais fatores que estão sendo utilizados para construir a conexão entre a população e a rede social do município.
Um dos exemplos mais conhecidos é o da Prefeitura de Curitiba, que desde 2013 adotou uma linguagem mais leve, engraçada e baseada em ‘memes’ (vídeos, charges ou fotos que viralizam e trazem algum tipo de humor ou ironia) para se comunicar com os munícipes.
A estratégia fez sucesso e aumentou o engajamento dos usuários nas plataformas digitais da prefeitura. Além de divulgar as ações e os serviços da administração municipal, a prefeitura também usa as redes sociais para responder às demandas, às dúvidas e às críticas dos moradores.
Outra prefeitura que se destacou na comunicação digital foi a de Jundiaí, que em 2015 foi eleita a melhor entre 46 municípios paulistas em uma pesquisa da empresa Medialogue Digital. A pesquisa considerou o uso de redes sociais, o funcionamento da ouvidoria, a qualidade das informações e a audiência dos canais oficiais. A prefeitura de Jundiaí investiu na transparência, na frequência e na divulgação de dados em todos os meios digitais, além de incentivar a participação dos cidadãos nas decisões públicas.
Mas não são apenas as grandes cidades que estão apostando nas redes sociais para melhorar a comunicação com os cidadãos. Muitas prefeituras de pequeno e médio porte também estão buscando se adaptar às novas tecnologias e às expectativas do público.
Para isso, é preciso levar em conta alguns fatores importantes, como:
• Conhecer o perfil e as preferências dos usuários das redes sociais;
• Definir os objetivos e as metas da comunicação digital;
• Escolher a linguagem mais adequada para cada plataforma e para cada público;
• Produzir conteúdo relevante, atualizado e verificado;
• Interagir com os seguidores, respondendo às solicitações, às sugestões e às reclamações;
• Monitorar os resultados e ajustar a estratégia conforme necessário;
• Ter um departamento de crise para evitar conflitos e conduzir de maneira correta as reclamações ‘acaloradas’.
As redes sociais podem ser aliadas das prefeituras na hora de informar, educar e entreter os cidadãos, mas também podem ser canais de escuta, de diálogo e de colaboração. Ao usar essas ferramentas de forma estratégica e criativa, as prefeituras podem se aproximar mais das pessoas e construir uma relação de confiança e de transparência.
Mas diz para nós, você acompanha as redes sociais da sua cidade? Qual a sua opinião sobre elas?
Este artigo foi feito com base em nossa experiência de mais de 2 anos à frente de uma Startup de Marketing Jurídico desenvolvida na USP de Ribeirão Preto. Também, foram utilizadas fontes externas (abaixo) e ferramentas de inteligência artificial
Fontes utilizadas:
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Pesquisa analisa comunicação digital de 46 prefeituras e elege Jundiaí | VEJA (abril.com.br)
Autor: Guilherme Zen Bertolazzi
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