Atrativos e curiosidades da imponente Cidade de São Paulo

por Grupo Editores Blog.

São Paulo oferece amplos atrativos e se caracteriza por destacada megaestrutura urbana. Localizada na Região Sudeste, é a maior cidade do Brasil. Também se notabiliza por possuir imponentes empreendimentos comerciais, turísticos e algumas curiosidades no moderno contexto urbano. É a cidade mais populosa do Brasil, com 11.451.245 habitantes e a 12ª mais populosa do mundo. 

Destacamos 10 pontos atrativos e curiosidades sobre São Paulo: 

  1. Maior número de helicópteros do mundo

A capital paulistana também carrega o título de campeã em frota de helicópteros do mundo. Na cidade um helicóptero pousa a cada 45 segundos nos 260 helipontos. Os dados apresentados pela Abraphe (Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero) revelam que a capital paulista é a única cidade do mundo que possui tráfego aéreo exclusivo para helicópteros. 

  1. Destacado consumo de pizza da cidade 

Os paulistanos foram eleitos em 2º lugar, como a cidade que mais consome pizza no mundo, ficando atrás de Nova York. Com a maior comunidade italiana do país, a cidade possui mais de 6.000 pizzarias que produzem mais de 1.000.000 de pizzas por dia ou 720 por minuto. 

  1. O metrô paulista está entre os 10 melhores do mundo

Salientando que o metrô de São Paulo está entre os 10 melhores do mundo. E da lista é o único da América Latina, com uma rede de 77 km, 6 linhas e 66 estações. O metrô paulista é reconhecido mundialmente por sua capacidade, velocidade, limpeza e acessibilidade.

  1. Cidade com a maior roda gigante da América Latina

A Roda Rico de São Paulo é a maior roda-gigante da América Latina e uma das maiores do mundo. Com 91 metros de altura, conta com 42 cabines climatizadas com capacidade para 8 pessoas. As cabines possuem uma incrível vista 360° de São Paulo. Para realizar uma volta completa, cada passeio dura em torno de 30 minutos.

  1. Plantação de café

Na Avenida Paulista existe uma enorme plantação de café. Essa é uma das curiosidades sobre a cidade de São Paulo. O Instituto Biológico, na Vila Mariana, tem aproximadamente 1500 pés de café plantados. Este é o maior cafezal em área urbana no Estado de São Paulo.

  1. Cratera feita por um meteorito

Existe uma cratera feita pela colisão de um meteorito há mais de 40 milhões de anos, no extremo sul da cidade de São Paulo. O buraco de 3,6 km de diâmetro, 300 metros de profundidade e uma borda de 120 metros fica localizado na região de Parelheiros e abriga em parte do espaço o bairro de Vargem Grande.

  1. Cacareco, uma rinoceronte eleita em SP

O nome mais inscrito nas cédulas eleitorais para vereador Câmara Municipal de São Paulo de 1959 foi o de Cacareco. O “novo vereador” se tratava de um rinoceronte, que havia sido emprestado pelo zoológico do Rio para o de São Paulo e que obteve simpatia dos paulistanos. O bicho levou quase 100 mil votos. O movimento foi bem recebido pela população, e algumas gráficas chegaram a imprimir “santinhos” com o nome do animal.

  1. Padaria para cães e gatos

Salientando que esta padaria está entre as curiosidades da cidade de São Paulo. A The Dog Bakery funciona no bairro do Cambuci e é especializada em guloseimas para bichos de estimação. Um dos produtos mais procurados da padaria é um bolo em formato de osso.

  1. São Paulo possui aldeias indígenas

Na cidade de São Paulo existe uma aldeia indígena. Na aldeia Tenondé Porã vivem cerca de 1.000 pessoas, e elas cultivam roças e cuidam de espaços coletivos. A comunidade está situada no extremo sul do município de São Paulo, abrangendo parte das cidades de Mongaguá, São Bernardo do Campo e São Vicente.  

  1. São Paulo já teve ônibus de dois andares

No ano de 1987, a Companhia Municipal de Transporte Coletivo colocou em circulação 11 unidades de ônibus vermelhos de dois andares com capacidade de 112 passageiros. No ano seguinte, mais 26 carros da mesma modalidade passaram a percorrer a cidade. Entretanto, a novidade não vingou. Se você tiver curiosidade pode ver um deles no Museu do Transporte, na zona Norte da cidade.

Você também pode se interessar por:

3 comentários

Gestões municipais priorizam inovações com sustentabilidades e participações da sociedade - AAFIRP 14 de novembro de 2023 - 14:13

[…] O município fica localizado na região metropolitana de Ribeirão Preto, a 320 quilômetros de São Paulo, com população estimada pelo IBGE em 2.124 […]

Responder
Transporte gratuito: uma revolução em andamento nas cidades brasileiras - Blog do AFTM 16 de novembro de 2023 - 08:49

[…] este movimento protagonizou protestos massivos, deflagrados pelo aumento das tarifas de ônibus em São Paulo, que deixaram uma marca indelével no país. Desde então, 67 cidades brasileiras implementaram a […]

Responder
Transporte gratuito: uma revolução em andamento nas cidades brasileiras - AAFIRP 16 de novembro de 2023 - 12:55

[…] este movimento protagonizou protestos massivos, deflagrados pelo aumento das tarifas de ônibus em São Paulo, que deixaram uma marca indelével no país. Desde então, 67 cidades brasileiras implementaram a […]

Responder

Deixar um Comentário