Cidade de 15 minutos é um conceito moderno de planejamento urbano, que valoriza mobilidade, sustentabilidade e qualidade de vida. Como o próprio nome sugere, visa criar comunidades onde as pessoas possam ter acesso a serviços essenciais, se deslocando por no máximo 15 minutos a pé ou de bicicleta. Ter acesso a tudo o que precisa em um trajeto de 15 minutos é o que propõe esse modelo de urbanismo.
Modelo mostrou solução eficaz com “tudo próximo na cidade”
Esse modelo de cidade incentiva o desenvolvimento de cidades com múltiplos centros. Nesse formato, escolas, hospitais, escritórios, lojas, restaurantes e entretenimento ficam todos localizados proximamente. Desse modo, reduzindo a necessidade de transporte por longas distâncias e consequentemente, a dependência de carros e veículos motorizados.
Redução da dependência de veículos e sustentabilidade
O planejamento que conduz esse conceito propõe reduzir a dependência dos veículos, incentivando as viagens ativas (caminhada ou bike). A mobilidade ativa está alinhada com as questões do desenvolvimento sustentável. Contudo, para obter êxitos é necessário intervenções nas políticas urbanas e repensar os modos de transporte utilizados, principalmente nas grandes cidades, que já se mostram muitas vezes sobrecarregados.
Cidade de 15 minutos: Paris e outras cidades importantes adotaram esse conceito
Após cinco anos de pesquisa, o conceito da cidade de 15 minutos foi criado “oficialmente” em 2015, pelo urbanista franco-colombiano Carlos Moreno. A ideia ganhou força quando a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, adotou o conceito em 2019. O modelo da cidade de 15 minutos também foi adotado em outras cidades, incluindo Houston, Valência, Chengdu, Buenos Aires, Xangai, Milão, Bruxelas, Houston e Edmonton.
Rede C40 também aderiu essa proposta
A rede C40 Cities adotou o conceito da cidade de 15 minutos como forma de recuperar as áreas metropolitanas depois da Covid-19. A rede de cidades C40 lidera os esforços para reduzir as emissões de carbono na atmosfera e adaptar-se ao fenômeno, que determinará o futuro do planeta. Ela reúne prefeitos do mundo inteiro, para promover iniciativas contra as mudanças climáticas.
Objetivo desse projeto é desenvolver uma cidade policêntrica
De acordo com Carlos Moreno, em entrevista ao site especializado Dezeen, “A ideia de que as pessoas não poderiam circular fora de um raio de 15 minutos é falsa. Na realidade, com a cidade de 15 minutos, desenvolvemos uma cidade policêntrica, com muitas novas ciclovias, novas áreas para pedestres e muitos serviços diferentes”, disse ele. Atualmente, Moreno está repensando o conceito e trabalhando em uma proposta de cidades de 30 minutos, considerando áreas menos povoadas.