BLOCKCHAIN NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E ASPECTOS LEGAIS

por Grupo Editores Blog.

Imagine usar a tecnologia da blockchain para implementar soluções na administração pública que podem ajudar a criar uma gestão descentralizada, compartilhada dos serviços digitais e que possa reduzir a burocracia que reina nas autarquias e repartições de todo país.

No Brasil a blockchain já está sendo usada por órgãos dos governos federal, estadual e municipal. As mudanças na forma de se organizar e se relacionar parecem óbvias e a economia também. Segundo especialistas ouvidos pela Lex Latin, a blockchain já tem ajudado a reduzir custos operacionais e despesas dos países que, como a Estônia, têm conseguido maximizar os ganhos dessa tecnologia.

A blockchain ainda é uma novidade para muitos profissionais do Direito, mas a tecnologia começa aos poucos a se incorporar na rotina dos escritórios. Com relação a questões legais, principalmente na administração pública, seu uso pode ser eficiente para registrar um contrato e torná-lo imutável, ou ainda em questões de cybersegurança, propriedade intelectual, como comprovação de fatos ocorridos na internet e facilidade de compartilhamento de documentos entre os interessados.

“É preciso uma mudança do modelo mental. Olhar para essa quebra de paradigma da administração pública. O mundo legal precisa enfrentar essas mudanças, os novos modelos de negócios, a reformulação do modelo de trabalho. Toda essa tecnologia pode ajudar os profissionais liberais, como os advogados”, analisa a presidente da Jucec, Carol Monteiro.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário