Auditor Fiscal (ISS): como estudar e se preparar com questões?

por Grupo Editores Blog.

 

Você sabia que também pode atuar como Auditor Fiscal no âmbito municipal? Este é o caso do Auditor Fiscal Tributário Municipal ou Auditor Fiscal (ISS), que recebe essa denominação justamente por ser o profissional responsável pela fiscalização do ISS (Imposto Sobre Serviços), aplicável a todas as empresas que fornecem serviços. Além disso, este profissional também estará envolvido na fiscalização de outros tipos de impostos e tributos essenciais, como o Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU e Impostos de Transmissão de Bens Imóveis – ITBI.

 

A carreira fiscal é uma das mais desejadas pelos concurseiros públicos, especialmente devido às altas remunerações, relevância profissional e condições de trabalho. Ademais, o cargo de Auditor Fiscal geralmente não exige graduação ou conclusão de curso tecnólogo específico, podendo ser uma excelente opção de carreira para qualquer profissional.

 

No caso do Auditor Fiscal (ISS), para algumas prefeituras, a cobrança da escolaridade pode até ser de nível médio, aumentando ainda mais as chances de se conquistar o cargo público! Se você se interessou pelo cargo, uma boa rotina de estudos e resolução de questões não pode faltar na sua preparação! Acompanhe o artigo e saiba como se preparar para conquistar o cargo de Auditor Fiscal (ISS)!

 

Auditor Fiscal (ISS): quais são as matérias mais cobradas nas provas?

Apesar das ocasionais variações no conteúdo programático para o cargo de Auditor Fiscal (ISS) a depender do edital publicado, as matérias mais cobradas costumam ser as mesmas. Veja:

  • Legislação Tributária Municipal;
  • Direito Tributário;
  • Contabilidade Geral e Avançada;
  • Língua Portuguesa;
  • Direito Administrativo; e
  • Direito Constitucional.

Construir uma boa base nestes conteúdos é interessante também para boa parte dos concursos da carreira fiscal. Afinal, apesar do estudo generalista para concursos já não ser uma técnica interessante, estudar por carreiras é uma estratégia completamente válida e pode te colocar no páreo para disputar vários concursos ao mesmo tempo.

 

Todavia, fique ligado: o estudo específico para determinado edital ainda é o mais eficiente para garantir sua aprovação. Afinal, quem foca aperfeiçoa! Por isso, busque selecionar os editais para os quais pretende concorrer o mais rápido possível!

 

Auditor Fiscal (ISS): como se preparar com questões?

 

O trio questões comentadas, simulados e provas passadas compõe a estratégia mais recomendada para garantir a sua aprovação como Auditor Fiscal (ISS)! Isso não é sem razão, já que essas três técnicas são as únicas capazes de te treinar diretamente para a prova.

 

Ser aprovado em concursos públicos não tem tanto a ver com conhecer toda a matéria com profundidade e sim como saber aplicá-la. Exatamente por isso, a prática pode oferecer grandes benefícios.

 

Além disso, por meio da resolução de questões você também consegue mensurar o seu desempenho, avaliar suas técnicas de estudo atuais, definir pontos fracos e fortes e trabalhar neles. Por fim, a técnica também te possibilita conhecer mais a fundo o perfil da banca avaliadora responsável pelo certame, bem como o nível de complexidade para cada matéria cobrada em um edital.

 

Veja abaixo algumas dicas de como organizar a sua rotina de questões para o Concurso Auditor Fiscal (ISS).

 

Inclua a resolução de questões no seu dia a dia

 

Como você gosta de estudar? Apenas lendo PDFS, com videoaulas, construindo material de revisão? Seja qual for sua técnica preferida, é inegável que precisa existir um momento na rotina de estudos dedicado à absorção de conhecimentos. Todavia, para que o aprendizado e assimilação de novas matérias seja mais eficiente, é preciso transformar esse estudo de passivo para ativo.

 

Quer um exemplo? Quando você apenas recebe novas informações sem transformá-las, como ler um PDF sem fazer anotações por exemplo, o seu cérebro exercita o estudo passivo. Informações obtidas dessa forma são mais fáceis de esquecer, especialmente porque sua memória não as identificará imediatamente como relevantes.

 

Por isso você pode acabar tendo a sensação de que está estudando tanto, mas não conseguindo se lembrar de praticamente nada. Nesse contexto, as questões podem te ajudar! Elas são, afinal de contas, uma aplicação prática do conteúdo estudado e transformam o seu estudo em ativo. Todos os conhecimentos reforçados e aplicados possuem mais chances de serem reconhecidos como relevantes para o cérebro, sendo memorizados mais facilmente.

 

Por isso, uma boa estratégia é finalizar o estudo diário de todas as matérias com uma pequena bateria de questões. O número apropriado vai depender do seu tempo e cronograma de estudos. Contudo, a recomendação geral é de 20 a 30 itens por assunto diariamente! 

 

Pode parecer muito no início, mas com o tempo você vai adquirindo o hábito e logo, até mesmo esse número parecerá pequeno para você!

 

Fonte: https://blog.grancursosonline.com.br/auditor-fiscal-iss-como-estudar-e-se-preparar/

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário