O desenvolvimento contínuo do servidor público é extremamente importante para o funcionamento de diversos órgãos. O atendimento à população é diretamente afetado pela falta de treinamento dado aos profissionais do governo.
Isso acaba prejudicando a imagem do Poder Público com os civis, pois acaba afetando diretamente em suas vidas. A implementação de mudanças deixou de ser uma alternativa para se tornar uma necessidade para nós há bastante tempo.
Para conferir mais informações sobre a importância de tal desenvolvimento, não deixe de conferir o artigo a seguir. Boa leitura!
Servidor público como agente principal
Hoje, mais do que nunca, ficou evidente a importância do desenvolvimento contínuo do servidor público para o bom funcionamento do governo. Com isso, o funcionário acabou ganhando os holofotes e se mostrando como peça central do Poder Público.
É impossível imaginar um governo eficiente, e órgãos públicos que funcionem como o esperado sem a presença de funcionários capacitados. Contudo, como sabemos, em muitos casos, essa pauta não é prioridade por parte da Administração.
Após a aprovação em concursos, os funcionários não passam por treinamento qualificado, o que acaba contribuindo para a sua má atuação no serviço. Além disso, muitos são os casos em que as ferramentas necessárias para a sua atuação estão em falta.
A modernização ajuda a contornar esse problema, com os processos digitais facilitando a atuação de milhares de servidores em todo o país. No entanto, apenas isso não resolve o problema, e, mais uma vez, a qualificação do servidor volta a ser tema de debate.
Modernização deve andar junto da capacitação
As melhorias presentes no serviço público são aplicadas por meio das novas tecnologias. Serviços básicos para a população agora podem ser acessados por meio de aplicativos, o que diminui filas nas agências e melhora o atendimento em geral.
No entanto, boa parte desse serviço também precisa de acompanhamento presencial, logo, a atuação do servidor se faz necessária. E se ele não é qualificado para realizar tal serviço, a qualidade do atendimento e dos serviços prestados acaba diminuindo.
É preciso treinamento para manusear as ferramentas e conseguir se adaptar às novas tecnologias que são utilizadas. Porém, são várias as situações em que esse aspecto é deixado de lado, e o servidor deve se adaptar sem qualquer tipo de preparo.
Durante a pandemia, por exemplo, vários foram os servidores que tiveram que utilizar seus computadores domésticos ou se adaptarem ao teletrabalho. As mudanças aconteceram mesmo que os servidores não passassem por nenhum treinamento prévio.
Desenvolvimento contínuo é uma necessidade
A pandemia surgiu de uma hora para outra, e por isso, muitos afirmam que não havia forma de se preparar para isso. Porém, e se o desenvolvimento contínuo do servidor público tivesse acontecido? Ele, sem dúvidas, teria um melhor preparo para lidar com a situação.
Dessa maneira, a qualidade do serviço público poderia ser mantida, e a população, usuária desses serviços, não seria tão prejudicada. Daí podemos notar o quão importante é sempre estar contando com programas de incentivos para tais funcionários.
Implementar treinamentos para os servidores públicos é extremamente necessário para superar momentos de crise. Além disso, a melhora no atendimento por parte dos órgãos públicos é notável quando todos os funcionários são capacitados.
Para melhorar a imagem do serviço público perante à sociedade, e otimizar os recursos disponíveis, o desenvolvimento de suas capacidades não pode ser deixado de lado. Mesmo em um mundo tecnológico como hoje, os funcionários continuam sendo importantes.
Profissionais públicos de diferentes níveis hierárquicos devem passar por processos de especialização, a fim de melhorarem sua atuação. Os gestores dos órgãos também devem ser incluídos, pois a mudança também deve acontecer por parte deles.
Fonte: Grupo Editores Blog.