Casas impressas em 3d com materiais reciclados são soluções habitacionais tecnológicas e sustentáveis, construídas com agilidade e montadas em menos de um dia. São construções que vão muito além do modelo convencional. Essas casas são construídas com materiais orgânicos, design inteligente e uso eficiente de recursos. Esses materiais utilizados baseiam-se em resíduos de madeira, recolhidos de serrarias, criando um composto durável que pode ser impresso em 3d.
Experiência de construção da casa impressa em 3d foi desenvolvida nos EUA
Nos Estados Unidos, em novembro, a Universidade do Maine, tinham dado a conhecer a BioHome3D, uma casa impressa a 3D com base em materiais reciclados e resinas biológicas. Desse modo, descartando qualquer tipo de cimentos e outros compostos da construção civil tradicional. Contudo, agora foram partilhadas fotografias do seu interior, numa casa com cerca de 180 metros quadrados. A construção é composta por um quarto, um banheiro e uma sala de estar com cozinha.
Em apenas 12h todo processo de construção e impressão da casa é realizado
Importante destacar que a casa foi impressa em módulos, com o soalho, paredes e telhados impressos em quatro partes, que depois foram transportados para o local. Um dinâmico processo que dura apenas metade de um dia, o de prender a casa a uma fundação de cimento. Logo, a instalação elétrica da casa gastou cerca de duas horas para ser feita. Apenas não tem canalização, por ser um protótipo.
Como funciona a impressora 3d para construção de casas?
Conforme os investigadores da universidade de Maine, em explicações dadas à Business Insider, eles disseram que essa impressora funciona essencialmente como uma pistola de cola com centenas de definições. Então, ao transformar as pelotas em material de impressão é como se fosse a tinta de uma impressora doméstica.
Impressora 3d é considerada a maior do mundo para esses materiais
Esses investigadores ainda afirmaram que o pó gerado da madeira serrada pode ser transformado numa espécie de nanofibra de celulose. Além disso, ao ser combinado com um plástico, estas podem transformar-se em pequenas pelotas, que vão alimentam a impressora 3D, considerada a maior do mundo para estes materiais.
Impressora 3d é avanço tecnológico com inovação e sustentabilidade
Salientando que a impressora 3D não só representa um avanço tecnológico significativo, mas também é compromisso da Universidade de Maine com a excelência colaborativa e a inovação sustentável. Este desenvolvimento promete ser um divisor de águas não só para a indústria da construção, mas para vários setores, alinhando a engenharia avançada com as necessidades de sustentabilidade.