00
Os gestores que fazem uso de iniciativas que agilizem os processos e aprimorem o fluxo de atividades conseguem dar qualidade à gestão de um órgão público. As ações repetidas por décadas não causam mais efeitos na administração pública e precisam ser otimizados por meio da tecnologia para que as demandas da sociedade sejam atendidas.
Sendo assim, é muito melhor ganhar agilidade e eficiência nos órgãos públicos por meio deste tipo de iniciativa do que perder tempo com a antiga burocracia que atrapalha os gestores.
Neste post, vamos dar algumas dicas que podem ajudar você gestor a melhorar a qualidade da gestão pública. Leia e compartilhe com seus colaboradores!
Dicas para melhorar a qualidade da gestão pública
A seguir, vamos dar algumas dicas que podem ser muito importantes para a melhora da qualidade da gestão pública. Vamos a elas:
1. Desburocratização de processos:
A burocracia sempre foi uma das maiores reclamações da gestão pública. A tecnologia e a transformação digital podem simplificar o trabalho dos gestores e funcionários do setor público em qualquer órgão. Isso agilizará as atividades e otimizará o atendimento aos cidadãos. A desburocratização pode ser feita, por exemplo, por meio do oferecimento de serviços via site de internet.
2. Redução de inadimplência:
Mais um problema que pode ser solucionado com o uso da tecnologia. O órgão pode contratar um sistema de gestão em nuvem, em que os gestores podem controlar as informações de transações realizadas pelas pessoas físicas e jurídicas e acompanhá-las por meio do extrato do cidadão.
Dessa forma, é possível controlar os débitos referentes a ITBI, ISS e IPTU de uma vez. E ainda inclui a possibilidade do cidadão poder emitir sua guia de pagamento em casa, incentivando o pagamento dos débitos.
3. Melhora da comunicação interna:
Os erros no gerenciamento da comunicação interna ou de projetos são os responsáveis por grande parte da falta de qualidade na gestão pública. Sendo assim, a promoção de diálogo entre os setores otimiza o trabalho, evita atrasos e erros, além de eliminar entraves.
É preciso que se faça reuniões periódicas para que haja integração entre equipes ou setores. Além disso, é possível integrar esta comunicação por meio de um sistema integrado no qual os setores permaneçam interligados e as informações básicas disponíveis para todos que as acessar de maneira automática.
Fonte: Grupo Editores do Blog.