Um bom atendimento é o fator determinante para estabelecer um relacionamento de respeito e confiança mútuo no ambiente corporativo. Lidar com o público é sempre uma questão delicada que precisa estar de acordo com certos cuidados e exigências. No setor público, a comunicação é a palavra-chave para manter um diálogo frequente com os cidadãos.
As pessoas estão em busca de respostas rápidas e eficientes, o que deixa o atendimento dos serviços públicos sobrecarregados com a demanda. Muitos deles, acabam ganhando uma péssima reputação entre a população por não conseguirem realizar um atendimento de excelência.
Apesar dos vários desafios, o setor público deve procurar adotar novas estratégias para conseguir reformular o atendimento, em todas as esferas das gestões municipais, estaduais e federais. Só assim é possível oferecer um atendimento adequado e específico para cada região.
Mas, como fazer isso? A mudança não acontece da noite para o dia, portanto é preciso adotar algumas medidas que, se executadas com êxito, fazem toda a diferença no atendimento ao cidadão.
Continue com a gente para conhecer algumas técnicas de atendimento que o setor público deve implementar para estabelecer uma melhor comunicação com a população!
Como melhorar o atendimento no setor público?
O atendimento é uma ação que pode definir a reputação de um setor. A alta demanda de serviços, nenhuma ou pouca inovação tecnológica e modelos de gestão arcaicos são alguns exemplos que podem atrapalhar a execução de um bom atendimento. Uma equipe desmotivada não produz de maneira eficiente, logo a tendência é que o atendimento também sofra as consequências.
A gestão pública tem como principal objetivo o bem maior do cidadão, por isso o atendimento de qualidade é fundamental. Assim, as informações que chegam para a população devem ser rápidas e levarem confiança.
Uma técnica de produção que é imprescindível para melhorar o atendimento é contar com a tecnologia como aliada nesse meio. Já existem diversos softwares e ferramentas de gestão no mercado que são ótimas alternativas para otimizar a produção do serviço público.
Com a tecnologia também é possível evitar desperdícios de materiais e até mesmo do tempo. Esses recursos digitais existem exatamente para simplificar a produção, tornando equipes mais produtivas em menor tempo, mas sem deixar de lado a qualidade. Substituir o manual pelo digital é a melhor maneira para garantir agilidade nos processos.
Incluir um portal de atendimento no ambiente digital também é uma opção bastante eficaz. Oferecendo essa alternativa, é possível reunir em um só lugar o acesso às informações, deixando o cidadão livre para entrar em contato assim que desejar e ainda sem sair de casa.
Outra forma de melhorar o atendimento é capacitando a equipe com treinamentos específicos para a gestão pública. Saber lidar com o público é fundamental para que o atendimento seja eficaz e respeitoso.
Manter um bom planejamento estratégico é praticamente obrigatório para o setor público. Definir metas e fazer o alinhamento organizacional (valores, visão e missão) são fatores essenciais para que todos os colaboradores tenham um objetivo comum a seguir, analisando os pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados.
Adotar um indicador de desempenho é outra técnica que pode melhorar o atendimento. Assim, é possível fazer um mapeamento de toda a jornada de produção para que os gestores públicos tenham noção de todas as atividades feitas para aprimorar o atendimento.
Fonte: Grupo Editores do Blog.