O Seminário de Gestão Pública Fazendária será realizado na cidade de Ribeirão Preto – SP nos dias 18 e 19 de julho de 2018.
Lembramos que o evento é totalmente gratuito.
Se desejar conhecer a programação, clique aqui.
As inscrições são gratuitas e corra porque as vagas são limitadas, clique aqui.
Palestra: Previdência Municipal: Custeio e futuro: problema com solução
Dia: 18/07/2018.
Hora: 13h30
Palestrante: Edmar Machado Veloso – Master em Direito Previdenciário, atua na área de Regimes Próprios de Previdência e é membro do quadro permanente de consultores da Fundação Instituto de Administração (FIA) em matéria previdenciária.
O que será tratado na palestra?
A palestra pretende tratar de ajuste fiscal e ajuste previdenciário. É um tema muito em voga porque tem uma veia fazendária. Apesar de que financeiramente o sistema previdenciário é muito ligado à atividade do secretário de fazenda, porque os municípios gastam boa parte dos recursos para custear seus regimes próprios de previdência, o que pretendemos fazer é demonstrar que é possível conciliar as necessidades de sustentabilidade de longo prazo de um regime de previdência com as possibilidades do ente federativo que custeia esse regime.
Tem que analisar, fazer um diagnóstico da situação real, do ponto de vista financeiro, atuarial, de gestão, para modernizar e atualizar as estratégias de custeio de modo que elas tragam maior conforto financeira ao município, sem perder a segurança que a previdência necessita.
Quais as implicações no contexto atual?
O déficit que é apontado hoje na previdência não ocorre só no regime geral da previdência que é gerido pelo INSS, mas também ocorre no regime de previdência dos servidores da União e na grande maioria dos municípios que têm regime de previdência próprio implantado. Além das contribuições previdenciárias, grande parte dos municípios é obrigado a fazer aportes para cobrir déficit financeiro e déficit atuariais.
Quais as suas expectativas quanto ao evento?
É mostrar ao secretário de fazenda dos municípios de São Paulo que é possível, através desse planejamento da FIA de um custeio mais eficiente, conciliar possibilidade do município e necessidade do regime de previdência.
Qual é a sua experiência no ramo previdenciário?
Sou consultor em regimes próprios de previdência há mais de 15 anos, advogado pós-graduado em previdência. Doutorando em ciências jurídicas sociais. Já atuei em mais de 50 regimes próprios de previdência de estados e municípios.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Rua Cardeal Arco Verde, 2450 – Pinheiros
9 andar – Conjunto 911
CEP 05408-003 – São Paulo – SP
Apoio: