A inovação vem ganhando cada vez mais espaço no setor público. Assim como esse tema se difundiu na iniciativa privada nos últimos dez anos, as instituições públicas e seus gestores também começam a enxergar as possibilidades decorrentes de uma abordagem estruturada de gestão da inovação. Abaixo, uma série de organizações públicas e não governamentais de diferentes locais do mundo que estruturaram a inovação para ela prover diferentes tipos de resultados.
Brasil e América Latina
iGov SP – São Paulo – Brasil
A Rede Paulista de Inovação em Governo foca na melhoria dos serviços públicos e da gestão do estado de São Paulo. Promove diferentes iniciativas para criar as condições para que a inovação ocorra nos órgãos públicos estaduais.
GovLab
O Governance Lab foi criado em 2012 pela Fundação MacArthur and Knight para repensar a forma de atuação dos governos. Além de pesquisa, comunicação e treinamento, busca ter um papel ativo na utilização da tecnologia para melhorar a vida dos cidadãos.
Laboratorio de Innovacion Pública – Corfo – Chile
Criado recentemente pelo governo federal do Chile, o Laboratório entrará em funcionamento no final deste ano e estará encarregado de conduzir e projetos inovadores que venham melhorar a produtividade e serviços públicos. É um espaço para promover a inovação dentro do setor público.
Estados Unidos
SF Mayor’s Office of Civic Innovation – San Francisco – Estados Unidos
Conjunto de iniciativas da prefeitura de San Francisco para conectar a inovação com o serviço público. Projetos como ImproveSF, Mayor’s Innovation Roundtables, SF Open Law, Living Innovation Zone e outros visam criar o ecossistema para a inovação, melhorando serviços públicos e a atuação da prefeitura.
New Urban Mechanics – Boston e Philadelphia – Estados Unidos
http://www.newurbanmechanics.org/
Iniciativa da prefeitura de Boston para trazer inovações tecnológicas para os serviços públicos. Atua como uma incubadora para conectar os órgãos públicos e empreendedores da região visando desenvolver pilotos de projetos inovadores.
Innovation Delivery Team – Chicago, Louisville, Memphis, Atlanta e Nova Orleans – Estados Unidos
http://www.bloomberg.org/program/government-innovation/innovation-delivery-teams/#overview
Programa financiado pela Bloomberg Philantropies apoia com recursos e metodologia cidades americanas para inovar e resolver os principais problemas locais.
Europa
Futurs Publics – França
http://www.modernisation.gouv.fr/mots-cle/futurs-publics
Programa federal voltado para modernizar a atuação do serviço público na França. Lançado em 2013 promove o espírito de inovação nas organizações públicas através de seminários, metodologia, cooperação e projetos piloto de serviços inovadores.
La 27e Region – França
http://blog.la27eregion.fr/-About-la-27e-Region-
Criada em 2008 é um ONG que visa apoiar os governos das regiões francesas a desenvolver experimentos inovadores nos serviços públicos prestados. Utiliza as técnicas de design, inovação social e ciência social para fazer a inovação acontecer no setor público.
Nesta – Reino Unido
Similar a La 27e Region, a Nesta é uma organização sem fins lucrativos que apoia no desenvolvimento de inovações no setor público. Atua em parceria com o governo e parceiros privados.
Mind Lab – Dinamarca
Vinculado ao governo federal, o Mind Lab é uma unidade de desenvolvimento de projetos inovadores para melhorar os serviços públicos em parceria com a comunidade. Além dos programas possui também um espaço físico de criação e desenvolvimento de inovações.
The Behavioural Insights Team – Reino Unido
http://www.behaviouralinsights.co.uk/about-us
O BIT é uma joint venture entre o governo do Reino Unido e a Nesta e visa utilizar a os insights comportamentais para gerar inovações sociais.
Início4
Australia, África e Ásia
Public Sector Innovation – Australia
http://innovation.govspace.gov.au/
Programa de inovação voltado para os servidores federais do governo da Austrália (Australian Public Service – APS). Disponibiliza um conjunto de ferramentas para serem utilizados nos diferentes departamentos e regiões do país. Além disso, promove eventos para disseminar a importância do tema no setor público e coordena uma rede de agentes públicos.
Centre for Public Service Innovation – África do Sul
Criado pelo governo federal do país africano, visa facilitar a geração de novas ideias permitindo que pilotos sejam realizados no âmbito da administração pública. Busca criar uma cultura de inovação no setor público.
PS21 Office – Singapura
http://www.psd.gov.sg/content/psd/en/aboutpsd/PS21.html
A agência visa criar o serviço público do século 21 no governo de Singapura. Funciona como um programa de ideias interno que busca envolver os servidores públicos.
Seoul Innovation Burea – Seoul – Coréia do Sul
http://theiteams.org/case-studies/seoul-innovation-bureau
Programa da cidade de Seoul busca aproximar os cidadãos do processo de inovação nos serviços públicos. Por meio da tecnologia busca insights, soluções de problemas e novas ideias para melhorar a vida da população.
Fonte: Grupo Editores do Blog.