Viena é a melhor cidade do mundo e Caracas uma das dez piores, no ranking da revista The Economist.

por Grupo Editores Blog.

 

Cidade maravilhosa, de verdade é… Viena, na Áustria. Pelo menos é o que diz a edição 2019 do levantamento “The World’s Most Liveable Cities”, com os melhores lugares para morar e fazer negócios, feito pela revista britânica The Economist. Do total de 140 cidades avaliadas, a empresa divulgou a lista de dez melhores e dez piores. As capitais brasileiras não figuram nos extremos. 

 

Eis as 10 melhores cidades para viver, segundo a Economist: 


1- Viena, Áustria
2 – Melbourne, Austrália
3- Sidney, Austrália
4- Osaka, Japão
5- Calgary, Canadá
6- Vancouver, Canadá
7- Toronto, Canadá e Tóquio, Japão
9- Copenhague, Dinamarca
10- Adelaide, Austrália

A pesquisa avalia 30 indicadores de qualidade de vida, organizados em cinco categorias: estabilidade (com peso 25%), saúde (20%), cultura e ambiente (25%), educação (10%) e infraestrutura (20%). A fórmula acaba por favorecer cidades de médio porte, em detrimento de grandes polos como Nova York, Londres ou Paris. Cidades com populações que variam de 300 mil a 1 milhão e atingem o ponto ideal entre o centro urbano cosmopolita e superlotado e a cidadela provinciana e subdesenvolvida.

 

“O potencial dessas cidades tendem a ser plenamente alcançado. Você tem uma boa relação de atividades culturais, além de acesso à saúde e educação. Por outro lado, não tem muitas das desvantagens que tendem a existir nas grandes cidades, como congestionamentos no trânsito, problemas com crimes, entre outros”, disse, em entrevista para a Bloomberg, o diretor regional do núcleo de inteligência da The Economist para a Ásia, Duncan Innes-Ker.

 

Os países com mais cidades no “top 10” são Austrália e Canadá, com três representantes cada um, sendo importante notar que Toronto divide a 7ª posição com Tóquio. Vale destacar que Viena repetiu a primeira posição do ano passado, agora com uma pontuação quase perfeita: 99,1, em 100 pontos possíveis.

 

Ausentes das primeiras dez posições, a África e a América do Sul figuram nas dez últimas posições:

 

131- Caracas, Venezuela
132- Argel, Algéria
133- Douala, Camarões
134- Harare, Zimbábue
135- Porto Moresby, Papua-Nova Guiné
136- Karachi, Paquistão
137- Trípoli, Líbia
138- Daca, Bangladesh
139- Lagos, Nigéria
140- Damasco, Síria

 

Leia a matéria completa, clique aqui.

 

Fonte: Época Negócios.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário